Pastas do Ambiente, da Energia e Clima eram até agora acumuladas por João Galamba, , que vai ser empossado no cargo de ministro das Infraestruturas.

O vice-presidente do Grupo Parlamentar do PS Hugo Pires vai ser secretário de Estado do Ambiente e a economista Ana Cláudia Gouveia secretária de Estado da Energia e do Clima, lê-se na página da Presidência da República na Internet.

As pastas do ambiente, da energia e clima foram até agora acumuladas por João Galamba, que vai ser empossado no cargo de ministro das Infraestruturas, substituindo Pedro Nuno Santos.

Hugo Pires, natural de Coimbra, de 43 anos, é licenciado em arquitetura pela Universidade Lusíada do Porto, é atualmente vereador sem pelouro atribuído na Câmara Municipal de Braga, desde 2017. Anteriormente, entre 2009 e 2013, teve os pelouros do Urbanismo, Reabilitação Urbana, Proteção Civil e Juventude. Entre 2013 e 2017 foi deputado na Assembleia Municipal de Braga.

É deputado do PS desde 2015 e no parlamento foi coordenador do grupo de trabalho que aprovou a Lei de Bases da Habitação.

Hugo Pires tem exercido desde 2019 as funções de vice-presidente do Grupo Parlamentar do PS.