O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, chegou hoje à Bulgária para uma visita oficial, naquela que é a primeira deslocação a Sófia desde que assumiu o cargo de chefe de Estado.

De acordo com o Governo búlgaro trata-se de uma visita de um dia e destina-se sobretudo a acelerar a entrega de armas ligeiras e munições de fabrico soviético, no âmbito da contra ofensiva das forças ucranianas contra as forças invasoras da Rússia na Ucrânia.  

O convite para esta deslocação oficial foi enviado a Zelensky depois de o novo Governo de coligação da Bulgária, visto como “pró-ocidental”, ter tomado posse no passado há precisamente um mês.

O novo executivo de Sófia já tinha proposto em junho aumentar a ajuda à Ucrânia.

As primeiras informações sobre a visita de Zelensky à Bulgária foram publicadas na terça-feira passada pelo portal de notícias 24chasa, de Sófia que citava fontes diplomáticas. 

Entretanto, o ministro da Defesa da Bulgária, Todor Tagadev, lamentou na quarta-feira a publicação dos detalhes da visita do chefe de Estado ucraniano a Sófia que tinha sido mantida em “segredo” por motivos de segurança.