O preço médio semanal, calculado pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), aumentou, face à semana passada, 0,9% para a gasolina e 0,3% para o gasóleo, segundo um relatório hoje divulgado.

De acordo com o regulador, o preço eficiente registou uma atualização, face à semana passada, “de +0,9%, para a gasolina e de +0,3% para o gasóleo, tendo em conta a variação semanal das cotações internacionais da gasolina 95 simples em +2,1% e do gasóleo simples em +0,7%”.

No relatório semanal Combustíveis Supervisão de Preços, a ERSE acrescentou que para a semana de 24 a 30 de julho o preço eficiente antes de impostos é de 0,874 Euro/l [euros por litro] para a gasolina 95 simples e de 0,848 Euro/l para o gasóleo simples”.

Após impostos, o regulador apontou que o preço eficiente fica nos 1,776 Euro/l para a gasolina 95 simples e nos 1,588 Euro/l para o gasóleo simples

Em relação à semana anterior, de acordo com a ERSE, a média dos preços de venda ao público anunciados nos pórticos e reportada no Balcão Único da Energia “esteve 1,4 cent/l [cêntimos por litro] abaixo do preço eficiente, dessa semana, no caso da gasolina 95 simples, e 2,1 cent/l, acima no caso do gasóleo simples”.

Em termos percentuais, “a gasolina 95 simples foi anunciada nos pórticos 0,8% abaixo do preço eficiente e o gasóleo simples foi anunciado 1,3% acima do preço eficiente”, acrescenta.

O preço eficiente é um preço médio semanal determinado pela ERSE, que resulta da soma de vários fatores: os preços dos combustíveis nos mercados internacionais de referência e os respetivos fretes marítimos, a logística primária, incluindo nesta parcela as reservas estratégicas e de segurança do Sistema Petrolífero Nacional, os sobrecustos com a incorporação de biocombustíveis e a componente de retalho acrescida dos impostos respetivos.

O relatório semanal aborda ainda os preços com descontos, publicados pela DGEG – Direção-Geral de Energia e Geologia, tendo a gasolina 95 simples apresentado um desvio de -3,1% em relação ao preço eficiente e o gasóleo simples de -3,0%.

De acordo com o regulador, “em termos absolutos, estas estimativas situam-se, para a gasolina 95 simples, em -6,2 cent/l abaixo, e para o gasóleo simples, em -4,7 cent/l abaixo, dos respetivos preços eficientes”.