O elenco deste ano inclui nomes bem conhecidos, com a neozelandesa Lorde a protagonizar o cartaz, mas há também muitos concertos que poderão surpreender os muitos festivaleiros que vão ao Alto Minho à descoberta de nova música.
A Praia Fluvial do Taboão acolhe a partir desta quarta-feira uma festa de aniversário bem redonda: 30 anos de música em Paredes de Coura, com mais um cartaz fiel à identidade do festival no que toca a trazer nomes que, sendo menos conhecidos, estão a um passo de percorrem os ouvidos do mundo.
Embora o promotor do festival tenha admitido, em entrevista ao jornal on-line Notícias ao Minuto, que falta um grande nome no topo da lista ao lado de Lorde para “iluminar” o resto do elenco, a história diz-nos para não ignorar o que passa pelo anfiteatro natural do ‘Couraíso’, pois nunca sabemos que estrelas poderão lá nascer.
Está, assim, criada mais uma vez a expectativa de, daqui a uns anos, podermos olhar para os Grammys, para o Coachella ou outros grandes eventos da indústria musical e pensar: “Aquela banda esteve em Paredes de Coura há uns anos quando ainda ninguém os conhecia” (um argumento que ganha cor ao olharmos para as primeiras passagens de Arcade Fire, Coldplay, Nick Cave, Queens of the Stone Age, Kaiser Chiefs ou The National).
Passamos propositadamente por cima dos nomes mais reconhecidos do cartaz, como Lorde (que é uma estrela desde a adolescência), Little Simz (que veio ao Primavera Sound do Porto em 2022 e já canta com os Gorillaz), ou a sequência de nomes clássicos do rock como os The Walkmen, Yo La Tengo e Wilco, e partilhamos dicas sobre os artistas mais improváveis que poderão deixar uma marca em Paredes de Coura que dure durante muitos anos.
O Vodafone Paredes de Coura volta à Praia Fluvial do Taboão entre os dias 16 e 19 de agosto, depois de quatro dias do festival Sobe à Vila no centro da localidade.