O SC Braga procurava o primeiro triunfo na Liga, depois da derrota caseira com o Famalicão, e conseguiu-o em Chaves, mas teve de sofrer para conseguir os três pontos.Os minhotos até entraram bem e Bruma deu vantagem ao SC Braga com um belo remate. A reação dos flavienses chegou pouco antes do intervalo com uma cabeçada certeira de Héctor Hernández.

O ponta de lança espanhol, no início da segunda parte, repetiu o gesto e conseguiu a reviravolta no marcador.

O empate não era do agrado dos guerreiros e foi nesse momento que o capitão Ricardo Horta voltou a ser decisivo ao aparecer no jogo para voltar a empatar o desafio e dar novo alento à sua equipa.

Aos 81 minutos, o árbitro, depois de analisar as imagens no VAR, entendeu trocar o cartão amarelo por vermelho a Ygor Nogueira e na sequência do livre Banza, em voo, voltou a dar vantagem ao SC Braga.

O quarto e último golo dos minhotos foi já no período de compensação com Pizzi a aproveitar um ressalto de bola e a ficar isolado na cara do guarda-redes Hugo Souza.

Declarações de Artur Jorge, treinador do SC. Braga, na sala de imprensa do Estádio Municipal de Chaves, após a vitória (2-4) frente ao Desp. Chaves.

O treinador dos guerreiros mostrou-se feliz com a primeira vitória no campeonato, que deixa um sentimento de missão cumprida. “Vínhamos com o objetivo e uma proposta muita clara, que era ganhar este jogo. Disse-o que seria acrescido dessa exigência, porque era importante ganhar no campeonato e voltar às vitórias. Na primeira parte estivemos confortáveis e até com alguma ineficácia ofensiva e depois o jogo levou-nos para um momento que eu e os jogadores não gostamos muito, que é permitir a reação do adversário, e tivemos de sofrer, mas demos sempre resposta muito forte e mostrámos carácter numa vitoria sofrida mas merecida”, disse Artur Jorge. 

No entanto, o técnico acredita que a equipa deveria demonstrar mais consistência defensiva, especialmente nas bolas paradas. Agora o foco está no playoff da Liga dos Campeões, com o Panathinaikos. “Agora será esse o nosso objetivo imediato, porque tínhamos este mês para estar nesta discussão da entrada na fase de grupos da Liga dos Campeões e esse era um dos nosso objetivos imediatos. A Liga é algo mais a longo prazo, mas era importante ganhar para crescermos. Agora vamos lutar por um objetivo tremendo que é entrar na Liga dos Campeões”, concluiu. 

Declarações de José Gomes, treinador do Desp. Chaves, na sala de imprensa do Estádio Municipal de Chaves, após a derrota (2-4) frente ao SC Braga.

“Tivemos um início de primeira parte com algum equilíbrio, há alguma hesitação em nos superiorizarmos aos jogadores quando estavam em posse. A partir do momento em que acertámos e em que a dinâmica dos momentos de pressão ficaram dentro do que planeámos, fomos adversário difícil para o Sp. Braga, ao ponto de, na minha opinião, termos estado por cima. Fomos mais fortes, tivemos mais posse, mais remates, mais duelos ganhos na 1ª parte. Na segunda parte, há valores que se invertem. A partir do momento em que ficámos com menos um… Queria deixar palavra aos meus jogadores pela forma que se bateram, ficou provado que podiam bater-se e vencer o Sp. Braga. Chaves fez um excelente jogo atendendo à dimensão e qualidade do plantel do Sp. Braga. Por várias coisas que aconteceram no jogo, das quais não quero falar, as circunstâncias mudaram, a relação numérica também e isso permitiu que o Sp. Braga pudesse vencer. O jogo teria sido brilhante se não tivéssemos concedido duas perdas nos primeiros dois golos. O resto estaríamos até ao fim dos 100 minutos em igualdade numérica, que assim devia ter terminado o jogo. Dentro do jogo, com um resultado equilibrado, com 2-2, acabaríamos por ficar com os 3 pontos. Não foi assim, parabéns aos jogadores pela forma brilhante como se bateram