Estreia de novo treinador Paulo Turra com vitória.

Vitória SC ganhou ao Vizela, num duelo minhoto, por 2-0, na tarde deste domingo. Os vimaranenses aproveitaram o fator casa para arrecadar mais três pontos no campeonato. Foi uma estreia positiva para o novo técnico, o brasileiro Paulo Turra.

Após uma primeira parte sem grandes jogadas de relevo, a segunda metade começou logo com um remate perigoso de Matias Lacava, do Vizela, que obrigou Bruno Varela a esticar-se para defender. Pouco depois, foi o extremo Samuel Essende, que marcou ao Sporting, a testar a atenção do guardião. 

Aos 53 minutos, grande golo de André Silva após cruzamento de João Mendes. O médio português lançou de pé esquerdo direitinho para a cabeça do avançado André Silva. O resultado começava a mexer em Guimarães.

Depois de assistir, o mesmo João Mendes marcou o primeiro golo com a camisola do Vitória SC, aos 72 minutos. Excelente desmarcação de André Silva que retribuiu a generosidade do colega no primeiro golo e bela finalização do luso, ex-Chaves.

Nota ainda para um regresso infeliz de Nuno Santos ao campeonato português. Jogou menos de cinco minutos, após entrar como suplente utilizado e ter sido expulso aos 83 minutos. Teve uma entrada perigosa sobre um adversário e nem sequer protestou a expulsão.

O Vitória SC é assim líder à condição, depois de já ter ganho os dois primeiros jogos da I Liga diante de Gil Vicente e Estrela da Amadora.

Declarações de Paulo Turra, treinador que se estreou no comando técnico do Vitória, na sala de imprensa do Estádio D. Afonso Henriques, após o triunfo por (2-0) frente ao Vizela:

«Vejo como muito positiva a minha estreia, pela atuação convincente que o Vitória demonstrou hoje. Os jogadores fizeram a sua parte, estamos no bom caminho. Fico contente com a atuação da equipa numa estreia com o pé direito. Agradeço a todos, já falei com os jogadores no balneário, agradeci pela semana de trabalho, pela vitória, estamos a chegar, temos muita coisa a ajustar, mas eles foram espetaculares. Agradeço também aos adeptos, que já conheço, não é novidade, mas foram espetaculares».

[João Mendes foi a única mexida no onze. O que acrescentou?] «João Mendes, como todo o plantel, tem muita qualidade. Modifiquei a forma de jogar, com três atacantes, com o João Mendes ganhamos em posse, em qualidade no último terço. Fez um golo e uma assistência, ganhámos muito com a sua criatividade, não o conhecia – só de vídeo e desta semana de trabalho – mas ele dá isso e foi decisivo».

[Manutenção do esquema tático essencial?] «Como estou a chegar, acredito que a manutenção do esquema tático, vindo de duas vitórias e sendo líderes, não posso fazer grandes mudanças, pelo contrário. Este é um modelo que já trabalhei noutras equipas, é um modelo bom, mas com o conhecimento que vamos adquirindo podemos ter outras formas de atuar, o futebol de hoje é muito complexo, e é bom para não sermos uma equipa protocolar. Não abdico dos comportamentos, mas o sistema de jogar podemos mudar, porque os jogadores têm condições para jogar noutros sistemas».

Declarações de Pablo Villar, treinador do Vizela, na sala de imprensa do Estádio D. Afonso Henriques, após a derrota por (2-0) frente ao Vitória de Guimarães:

«Na primeira parte é certo que a equipa estava bem colocada no campo, estávamos juntos, a ganhar duelos, compactos e a sair bem. Faltou mais precisão a chegar à área contrária, para criar ocasiões. No segundo tempo demos um passo atrás, o Vitória empurra-nos, mas até entrámos bem, com mais lances na área adversária. Quando cometes o erro, e depois o segundo o jogo muda por completo. Com a expulsão subimos um pouco, mas mais com o coração do que com a cabeça. Foram sessenta minutos bons; perdemos por erros próprios».

[Mudança do sistema tático] «Em primeiro lugar porque havia baixas. Depois também pelo que esperávamos que podia acontecer, com os três centrais e muitos homens no meio do adversário».

[Três jogos, um ponto. Ansiedade?] «É certo que não queríamos ter só um ponto, queríamos ter mais e merecíamos mais; mas também é certo que jogámos contra três equipas de competições europeias. Temos de continuar a trabalhar».

Ficha de Jogo

Jogo no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães.

Vitória SC – Vizela, 2-0.

Ao intervalo: 0-0.

Marcadores

1-0, André Silva, 59 minutos.

2-0, João Mendes, 72.

Equipas

– Vitória SC: Bruno Varela, Jorge Fernandes, Manu Silva, Mikel Villanueva, Bruno Gaspar (Zé Carlos, 46), Tomás Händel, João Mendes (Nuno Santos, 77), Tiago Silva, Afonso Freitas (Nélson da Luz, 36), Jota Silva e André Silva.

(Suplentes: Charles, Tomás Ribeiro, Dani Silva, Zé Carlos, André André, Nuno Santos, Nélson da Luz, Alisson Safira e Adrián Butzke).

Treinador: Paulo Turra.

– Vizela: Buntic, Hugo Oliveira (Dylan, 87), Bruno Wilson, Anderson, Rodrigo Escoval (Diogo Nascimento, 69), Matheus Pereira, Rafael Bustamante, Samu, Nuno Moreira (Kiko Bondoso, 77), Matías Lacava e Essende.

(Suplentes: Ruberto, Joaquín Novillo, Ledebenko, Osama Rashid, Diogo Nascimento, Alex Méndez, Kiko Bondoso, Dylan e Jardel Silva).

Treinador: Pablo Villar.

Árbitro: Miguel Nogueira (Associação de Futebol de Lisboa).

Ação disciplinar: cartão amarelo para Rafael Bustamante (22), Rodrigo Escoval (39), Matheus Pereira (64) e Zé Carlos (64). Cartão vermelho direto para Nuno Santos (82).

Assistência: 18.016 espetadores.