Já a partir de outubro, a invicta vai contar com dois radares móveis e a Polícia Municipal quer instalar câmaras nos tejadilhos de dois carros-patrulha para reconhecer carros em estacionamento ilegal.

A notícia é avançada pelo Jornal de Notícias (JN) que explica que a partir de outubro funcionarão na cidade dois radares móveis para detetar excesso de velocidade, instalados alternadamente em estradas onde o delito já seja comum.

“Numa fase inicial estão previstas duas câmaras em dois carros-patrulha da Divisão de Trânsito da Polícia Municipal”, explica a Câmara do Porto em comunicado.

Em ruas mais estreitas, onde os tripés que carregam os radares não tenham espaço para serem instalados, a Polícia Municipal vai usar uma pistola de medição da velocidade, explicam ainda.

Além disso, para apanhar veículos em estacionamento indevido, o JN avança também que a Polícia Municipal do Porto se prepara para lançar um concurso público a fim de comprar câmaras para instalar nos tejadilhos de pelo menos dois carros-patrulha.

Os aparelhos estarão preparados para reconhecer carros em estacionamento ilegal a partir do próximo ano, e o objetivo é substituírem o trabalho de equipas de dois agentes que o custumam fazer pela cidade.

Ao JN o comandante da Polícia Municipal do Porto, António Leitão da Silva, explica que os números de contraordenações são “preocupantes”, sendo que no ano passado foram removidos mais de 15 mil veículos e bloqueados mais de quatro mil. Só em 2023,  já se registaram mais de metade dos valores do ano passado.