Triunfo pela margem mínima da formação que milita no Campeonato de Portugal.

O Dumiense, 11.º classificado da Série A do Campeonato de Portugal (quarto escalão), venceu neste domingo o Aves SAD, líder da II Liga, por 1-0, na 3.ª eliminatória da Taça de Portugal.

Dica marcou o único golo do encontro, aos 11 minutos, garantindo o triunfo da equipa do concelho de Braga frente à formação orientada por Jorge Costa.

Empurrado pelos seus adeptos, o Dumiense entrou a todo o gás e, após rápido contra-ataque e um grande passe de Henrique Martins, Dica mostrou frieza e inaugurou o marcador, no que seria o momento decisivo do encontro.

A equipa orientada por Jorge Costa encostou o Dumiense na sua área na segunda parte e, embora tenha estado perto do empate, pareceu pouco ligada ao jogo.

O guarda-redes da equipa da casa, Pedro Costa, esteve em evidência ao defender um cabeceamento de Clayton com selo de golo (63′) e um remate de Idrissa Dioh pouco depois (67′).

Aos 87 minutos, o recém-entrado Edson Farias quase marcou, num lance em que os avenses ficaram a pedir grande penalidade.

Declarações de Fábio Oliveira (Treinador do Dumiense) após o jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol entre Dumiense e Aves SAD (1-0)

Sobre o jogo: “O que esteve na base desta vitória foi a organização, sobretudo isso. Os jogadores foram solidários, muito compactos, souberam que ia haver momentos em que iam sofrer e depois esperar o momento certo para transitar. Na primeira parte, estivemos melhores nos primeiros 30 minutos, depois, naturalmente, o Aves SAD ficou superior no jogo, mas nós sempre muito bem organizados. Acho que é uma vitória justa de uma equipa do Campeonato de Portugal que acaba de fazer história. É um grupo maravilhoso.”

Agressividade: “Houve uma agressividade positiva da nossa parte, quisemos jogar, nunca queimámos tempo, mas para competir hoje no futebol temos de ser agressivos, ainda para mais com equipas superiores e de mais qualidade. Fomos competitivos, agressivos no bom sentido e quisemos jogar. Deixámos uma boa imagem do Campeonato de Portugal, hoje um pouco esquecido por causa da Liga 3, e fizemos história.”

Adversário da próxima eliminatória: “Não estou preocupado com isso, mas com o Pevidém, agora tenho de fazê-los descer à terra e pensar já no próximo jogo. Tomba-gigantes? Não, a equipa não se pode basear nisto, mas no comprometimento diário, agressividade e intensidade muito alta no treino e quando treinam assim, depois, acontecem estas coisas. Para mim não é uma surpresa, disse-lhes que acreditava mesmo que podíamos ganhar, porque vi o Aves SAD e achava que os podíamos contrariar em muitos momentos do jogo, foi isso que fizemos e, depois, tivemos que sofrer”.

Campo Celestino Lobo, em DUme – Braga

Equipas:

– Dumiense: Pedro Costa, Jota Oliveira, João Faria, Marco Fernandes (Pedro Fernandes, 46), Gonçalo Cardoso (Tiago Ferreira, 46), Bruno Silva, Gonçalo Botelho (Pablo, 65), Henrique Martins, Dica (Joãozinho, 65), Joel Marques (Bryan Rosa, 72) e Diogo Ribeiro.

(Suplentes: Saraiva, Diogo Costa, Pablo, Bryan Rosa, Tiago Ferreira, Joãozinho, Pedro Marques, Salam e Pedro Fernandes).

Treinador: Fábio Oliveira.

– AVS: Simão Bertelli, Alaba, Clayton, Anthony (Edson Farias, 87), Zé Ricardo, Fábio Pacheco (João Amorim, 64), Benny (John Mercado, 72), Gustavo (Idrissa Dioh, 64), Vasco Lopes, Carlos Daniel e Sangaré (Nenê, 64). 

(Suplentes: Trigueira, Edson Farias, Luís Silva, João Amorim, Idrissa Dioh, Ricardo Dias, John Mercado e Nenê).

Treinador: Jorge Costa.

Árbitro: Anzhony Rodrigues (AF Madeira).

Ação disciplinar: cartão amarelo para Zé Ricardo (11), Gonçalo Cardoso (13), Dica (17), João Faria (79), Diogo Ribeiro (79), Henrique Martins (83), Clayton (86), Bryan Rosa (86) e Pedro Costa (86).  

Assistência: cerca de 1.500 espetadores.