Braga homenageou mérito desportivo dos seus Campeões

O Município de Braga voltou a prestar tributo a todos os campeões que, ao longo do ano, demonstraram o seu mérito desportivo a nível nacional, europeu e mundial. Atletas, dirigentes, treinadores, árbitros, assim como o melhor evento desportivo do Concelho, tiveram o merecido reconhecimento nesta X Gala do Desporto, que decorreu no Altice Forum Braga.

O júri atribuiu o prémio de melhor árbitro a Andreia Sousa, árbitra dos quadros da AF Braga desde a época 2006/2007. Internamente tem actuado como árbitro assistente no calendário competitivo da segunda liga nacional. Na última época actuou na Copa América na Colômbia, efectuou a sua estreia em jogos da 1ª Liga de Futebol Profissional e ainda marcou presença em jogos da Liga dos Campeões Feminina da UEFA.

Na categoria de melhor treinador, o prémio foi atribuído a Artur Jorge, treinador da equipa principal de futebol profissional do Sporting Clube de Braga desde a época 2022/2023. Nessa época terminou o campeonato da 1ª Liga de Futebol Profissional em terceiro lugar, alcançado o acesso à pré-eliminatória da Liga dos Campeões, objectivo entretanto atingido na presente época desportiva. Foi finalista vencido na Taça de Portugal, tendo ainda alcançado os quartos-de-final da Taça da Liga.

O prémio de melhor dirigente desportivo foi atribuído a Manuel Machado, presidente da Associação de Futebol de Braga desde o ano de 2011, contando ainda no seu currículo desportivo com a presidência do Futebol Clube de Vizela de 1988 a 1990. A Associação de Futebol de Braga posiciona-se actualmente como uma das associações de futebol mais influentes do contexto futebolístico nacional, com uma forte presença de equipas na primeira liga de futebol profissional.

Os Bracarenses também foram chamados a participar nesta X Gala do Desporto, para eleger o melhor evento desportivo do ano. Através de uma votação online, o X Braga Youth Rugby Cup foi o evento do ano, recolhendo 41,6% dos votos, numa categoria que integrava, ainda, o Braga Open 2023; o Dance World Cup; o Meeting Atetismo Braga, e a 42ª edição da Rampa Internacional Falperra.

Já o prémio de Mérito e Excelência foi atribuído a António Salvador, presidente do Sporting Clube de Braga.

Os títulos nacionais e internacionais alcançados pelos clubes e atletas também foram reconhecidos pelo Município de Braga, numa Gala que se revelou transversal a todas as modalidades. Do Atletismo ao Automobilismo e Karting, do Tiro com Armas Caça, ao Xadrez, do Basquetebol e Bilhar, ao Boccia, da Natação à Orientação, passando pelo Boxe, Canoagem, Ciclismo, Dança Desportiva, Montanhismo e Escalada, Padel ou Páraquedismo e Patinagem, entre outras modalidades, foram centenas de atletas distinguidos pelas suas conquistas.