SC Braga perdeu, mas vendeu cara a derrota com o Real Madrid, esta terça-feira, para a Liga dos Campeões. Os espanhóis, que são reis e senhores da Europa – são “só” 14 Champions no currículo – venceram com golos de Rodrygo e Bellingham, mas Djaló – que marcou para os minhotos – Ricardo Horta e companhia nunca deixaram os merengues ficar demasiado confortáveis na Pedreira.

Com este resultado, o Real soma nove pontos no Grupo C e lidera-o, com mais três do que o Nápoles e seis do que o SC Braga. Os alemães do Union Berlin são últimos, com zero pontos.

Artur Jorge optou por uma dupla de centrais muito jovem – Niakhaté, de 24 anos, e Serdar, de 20 – e juntou-lhe um lateral direito também de 20 anos para fazer frente a um ataque também novo, mas já experiente nestas andanças: Vinicius, Bellingham e Rodrygo têm 23, 20 e 22 anos entre si. E bastaram dois deles para os merengues chegarem ao primeiro golo.

Vini Jr foi lançado sobre a esquerda, girou sobre Serdar o suficiente para deixar o turco desorientado e avançou para a linha de fundo, já na grande área. De lá, cruzou para Rodrygo, que em esforço se antecipou a Niakhaté e desviou para o 1-0.

Foi um golo que não assustou os bracarenses. Pelo contrário, até. Dois minutos depois, já Al Musrati rematava pouco por cima da trave de Kepa na sequência de um pontapé de canto e, aos 23′, Ricardo Horta teve mesmo o empate nos pés quando surgiu de rompante na pequena área após cruzamento rasteiro a partir da esquerda. Rematou de primeira com o pé canhoto, mas Rüdiger estava no caminho da bola.

O Real ainda voltou a marcar antes do intervalo, quando a dupla brasileira Vini e Rodrygo voltou a fazer das suas: apareceram juntos nas costas de toda a defesa bracarense, o primeiro conduziu até encarar Matheus e fez um passe lateral para o segundo, que encostou para a baliza vazia. Não valeu porque ambos tinham arrancado em fora de jogo.

O intervalo fez mal ao SC Braga, que permitiu ao Real instalar-se confortavelmente – talvez até demasiado – no meio-campo ofensivo. A vencer fora de portas, os comandados por Ancelotti só precisaram de um “cheirinho” de acelerador para chegar ao 2-0: desta vez foi Rodrygo quem surgiu nas costas de toda a defesa e arrancou para a baliza. Apesar de ter falhado o passe inicial para Vini, este segundo lá corrigiu a jogada e descobriu Bellingham que, à entrada da grande área, rematou colocado para o 2-0.

Uma vez mais, a reação bracarense foi boa. Aliás, desta vez foi a melhor possível. A bola foi ao meio-campo, passou pela defesa bracarense e avançou pela direita até chegar aos pés de Álvaro Djaló. Já no interior da grande área, e perante Nacho, bateu Kepa com um remate encostado ao poste mais próximo.

E tão grande e intensa foi a resposta bracarense que os sorrisos de um empate ficaram à distância de uma defesa de recurso de Kepa. O guarda-redes espanhol conseguiu, em cima do minuto 70′ e num reflexo, negar o que seria o empate de Ricardo Horta. Ancelotti percebeu o que aí podia vir – até porque Bruma e Abel Ruiz já estavam em campo – e foi travando: abdicou da eletricidade de Vinicius e lançou o francês Tchouameni, um médio defensivo.

Artur Jorge respondeu com a aposta no jovem Diogo Fonseca para o lugar de Joe Mendes e com o lançamento de Moutinho para o lugar de Al Musrati. E nisto, até se gritou golo em Braga depois de um remate de Zalazar ao ângulo. O problema é que a assistência tinha sido de… Oliver, o árbitro, pelo que não valeu e houve bola ao solo. Como não valeu também o golo de Vinicius aos 81′, já que o brasileiro tinha partido de fora de jogo.

Declarações do treinador do Sporting de Braga, Artur Jorge, na sala de imprensa do Estádio Municipal de Braga, após a o jogo com o Real Madrid, em jogo da 3.ª jornada do grupo C da Liga dos Campeões:

[Se faltou sorte no fim:] «Não gosto de pôr os jogos na sorte e no azar. Nós tivemos, e olhando para o que fizemos, um jogo de grande personalidade, que me deixou satisfeito a nível de desempenho da equipa. Obviamente, não era o resultado que pretendíamos, mas retiro muito mais coisas positivas do que fizemos, frente a uma equipa fortíssima. Tivemos oportunidade de mostrar toda a qualidade deste Sp. Braga.»

[Contas a meio do grupo e antes da ida a Madrid:] «Nós nesta altura temos três pontos, num momento em que vamos virar este grupo. Temos dois jogos fora e um em casa [ndr: Madrid, Nápoles e receção ao Union]. Procuraremos manter esta competitividade que demonstrámos nestes três jogos, para podermos tentar somar e ganhar mais jogos. Não falhámos em ambição nos três jogos. Resultados diferentes, mas a mesma determinação com que olhámos para o grupo e com as mesmas expectativas nos jogos que faltam. Dar o nosso melhor para tentar conseguir manter o nível exibicional, acrescentando a isso o resultado.»

[Processo de crescimento e sentimento do balneário quando quase empatou ante Nápoles e Real:] «Face ao resultado, não é um sentimento muito positivo. No entanto, temos consciência e temos maturidade suficiente para perceber, gerir as expectativas e perceber o desempenho face ao resultado, porque ficámos todos com a consciência de que fizemos um grande jogo. Pela consistência do Braga e especificamente neste jogo, estou satisfeito com o trabalho dos jogadores, o compromisso no plano estratégico. A única coisa que nós, ou que eu gostava de acrescentar, era um resultado diferente. O que fizemos em jogo deixa-me orgulhoso. Foram extremamente rigorosos no que pretendíamos. O que fica da parte do treinador é olhar para o jogo em que não conseguimos o resultado, mas uma exibição de grande nível. Todos os jogadores deram o seu melhor para podermos, digo eu, merecer mais do que o que acabou por acontecer.»

Declarações de Carlo Ancelotti, treinador do Real Madrid, na sala de imprensa do Estádio Municipal de Braga, após o triunfo (1-2) frente ao Sp. Braga. O técnico italiano falou sobre algumas das individualidades do plantel madrileno:

[Rodrygo, autor do 1-0, precisava de um jogo assim:] «Sim, o golo é importante para nós. Foi o golo que conseguiu abrir o jogo. Para ele, particularmente, claro que é importante, para nós talvez um pouco menos, mas o Rodrygo, nos últimos jogos, teve bons desempenhos e espero que este golo o possa galvanizar e ajudar num futuro próximo.»

[Como está Bellingham:] «Ele está bem, simplesmente está um pouco sobrecarregado nos adutores e também devido ao estado da relva, mas nada de especial. Sente-se bem.»

Declarações de Carlo Ancelotti, treinador do Real Madrid, na sala de imprensa do Estádio Municipal de Braga, após o triunfo (1-2) frente ao Sp. Braga. O técnico italiano falou sobre algumas das individualidades do plantel madrileno:

[Rodrygo, autor do 1-0, precisava de um jogo assim:] «Sim, o golo é importante para nós. Foi o golo que conseguiu abrir o jogo. Para ele, particularmente, claro que é importante, para nós talvez um pouco menos, mas o Rodrygo, nos últimos jogos, teve bons desempenhos e espero que este golo o possa galvanizar e ajudar num futuro próximo.»

[Como está Bellingham:] «Ele está bem, simplesmente está um pouco sobrecarregado nos adutores e também devido ao estado da relva, mas nada de especial. Sente-se bem.»

Declarações de Abel Ruiz, avançado espanhol do Sp. Braga, na zona mista do Estádio Municipal de Braga, após a derrota arsenalista (1-2) frente ao Real Madrid:

«Saio deste jogo com um sentimento de tristeza, penso que no final estivemos perto de conseguir, pelo menos, o empate. Penso que fizemos um jogo muito bom, completo, contra uma equipa que é difícil, o Real Madrid é uma das grandes equipas da Europa. Foi um jogo difícil, mas penso que estivemos muito bem».

[Contas do grupo] «A nossa esperança é poder passar a fase de grupos. Entrámos na fase de grupos com essa ideia, de tentar ir a cada jogo para ganhar e desde o primeiro jogo, contra o Nápoles, mostrámos isso. Nesse primeiro jogo não tivemos muita sorte, acho que fizemos um grande jogo, no segundo jogo fizemos um grande jogo e ganhámos, e hoje contra uma grande equipa fizemos um grande jogo e estivemos perto de empatar o jogo».

[Expetativas para a segunda volta deste grupo] «Vamos ter o segundo jogo contra o Real Madrid e queremos ganhar, queremos ir ao Bernabéu ganhar, mas o importante agora é focar no campeonato, que para nós é importante, temos já um jogo muito importante contra o Gil Vicente».

Onze do SC Braga: Matheus, Joe Mendes, Niakhaté, Serdar, Borja, Al Musrati, Vítor Carvalho, Zalazar, Djaló, Ricardo Horta e Banza

Onze do Real Madrid: Kepa, Carvajal, Nacho, Rüdiger, Fran García, Camavinga, Modric, Valverde, Bellingham, Vini Jr. e Rodrygo

O jogo foi arbitrado pelo inglês Michael Oliver, auxiliado por Stuart Burt e Daniel Cook. No VAR esteve Stuart Attwell e no AVAR Christian Dingert.

Suplentes do SC Braga: Hornicek, Fonte, Bruma, Abel Ruiz, André Horta, Paulo Oliveira Adrián Marín, Rony Lopes, Pizzi, Moutinho, Diogo Fonseca e André Castro

Suplentes do Real Madrid: Lunin, Diego Piñeiro, Alaba, Lucas Vázquez, Mendy, Kroos, Tchouameni, Brahim Díaz e Joselu