A Póvoa de Lanhoso acolhe o Campeonato Mundial de Culturismo.

De 19 a 21 de novembro, a Póvoa de Lanhoso será palco de dois eventos significativos que prometem atrair um grande número de participantes: o Campeonato IFBB Diamond Cup Lusofonia e o Campeonato Mundial de Masters de Elite Pro IFBB, além das celebrações do Dia Arquidiocesano da Juventude.

Estes eventos proporcionarão uma oportunidade para dar a conhecer o concelho aos visitantes e destacar as potencialidades e infraestruturas locais para acolher eventos de grande dimensão.

O Município destaca a importância dessas iniciativas para a economia local, com o Vereador do Turismo e Eventos da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Ricardo Alves, salientando: “Este Executivo terá a preocupação de apoiar eventos de diversos âmbitos, que tenham a capacidade de atrair à Póvoa de Lanhoso pessoas de fora do concelho, da região e mesmo do país. Isto traz benefícios diretos, porque, em alguns casos, as pessoas vão ficar alojadas na Póvoa de Lanhoso, vão consumir no comércio tradicional, nos restaurantes… A nossa preocupação é sermos a alavanca para, com estes eventos, contribuirmos para dinamizar a economia local.”

O evento principal, o Campeonato IFBB Diamond Cup Lusofonia e Campeonato Mundial de Masters de Elite Pro IFBB, espera a participação de cerca de 300 atletas de 65 nacionalidades diferentes. A iniciativa é organizada pela Associação de Culturismo e Powerlifting de Braga (com sede na Póvoa de Lanhoso) e pela Federação Nacional de Culturismo e Powerlifting de Portugal, com o apoio da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso. O Pavilhão Desportivo da Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso será o local onde o evento terá lugar.


A Póvoa de Lanhoso foi escolhida como o concelho para sediar as celebrações do Dia Arquidiocesano da Juventude em 20 de novembro. Está prevista a participação de algumas centenas de jovens neste encontro.

O programa inclui o acolhimento no Castelo de Lanhoso às 9h00, seguido de uma oração matinal às 9h30. Posteriormente, será realizada uma caminhada do Castelo até ao Parque do Pontido, sob o lema “Onde há amor, nascem gestos”. No Parque do Pontido, a proposta é “Conecta-te…”. À tarde, está previsto um concerto com a Banda da Paróquia às 14h30. O Dia Arquidiocesano encerra com o Envio em Missão às 15h30.

As celebrações do Dia Arquidiocesano da Juventude são promovidas pelo Departamento Arquidiocesano de Braga da Pastoral Juvenil, com o apoio da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso.