O clássico da 11.ª jornada da 1.ª fase da Liga Placard, que colocou frente a frente SC Braga e Benfica, neste sábado, 9 de dezembro, terminou com uma vitória, por 5-2, por parte dos arsenalistas.

Naquele que foi o grande jogo da ronda, a equipa da casa entrou melhor e aos 4′ já vencia por 2-0, através dos golos de Robinho (1-0, aos 3′) e de Allan Guilherme (2-0, aos 4′).

Em vantagem no marcador, os minhotos continuaram por cima do encontro nos minutos que se seguiram, mas, paulatinamente, os encarnados foram ganhando confiança e conseguiram equilibrar.

De forma a materializar essa subida de rendimento, Arthur cobrou de forma exemplar uma grande penalidade, reduzindo o marcador para 2-1, corria o minuto 11.

Daí para a frente, praticamente só deu Benfica, e, não fosse a boa prestação de Dudu na baliza dos bracarenses, ao travar as intenções de Gonçalo Sobral (14′) e Edmilson Sá (20′) – e ainda a ver uma bola de Afonso Jesus embater no poste (15′) –, o resultado ao intervalo não seria de 2-1 a favor do Braga.

A segunda parte começou praticamente com o golo do Benfica. Bruno Coelho aproveitou uma subida do guardião da equipa da casa e, com um remate pleno de intenção, fez a bola sobrevoar todo o campo, só parando no fundo das redes. Estava feito o empate e colocada justiça no marcador (2-2, aos 22′).

Após o golo do capitão encarnado, as águias carregaram em busca do terceiro, tomaram conta das operações, e só não marcaram devido à exibição de alto nível de Dudu.

Não marcou o Benfica, marcou o Braga. Allan Guilherme (3-2, aos 29′), Fábio Cecílio (4-2, aos 35′) e Ricardo Lopes (5-2, aos 38′) remataram certeiro e ofereceram a vitória aos arsenalistas.

De realçar que, mesmo com os bracarenses a dilatar o marcador, o Benfica continuou sempre a lutar e a criar oportunidades, mas, decididamente, este não era um dia “sim” no que à finalização dizia respeito. Exemplo disso, houve um lance em que uma bola rematada por Jacaré foi travada na linha de golo.