O Braga venceu, esta sexta-feira, o Vizela por 3-1, com dois golos de Simon Banza e um golo de Bruma.

O SC Braga somou esta tarde, na visita ao terreno do Vizela, a quarta vitória consecutiva na Primeira Liga 2023/24 e o oitavo jogo seguido sem perder (7 triunfos, 1 empate) na prova, ao triunfar por 3-1, com Simon Banza, melhor marcador da competição, a assinar os dois golos.

Banza abriu  o marcador aos 20 minutos, após cruzamento de Joe Mendes, aproveitando alguma passividade da defensiva contrária.

O francês ampliou depois a vantagem aos 56 minutos, desta feita assistido por Zalazar e de cabeça chegou aos 13 golos na presente edição da Primeira Liga.

Mas o Vizela não desistiu e reduziu no seguimento de um pontapé de canto, por Essende.

O jogo ficou relançado e a incerteza no marcador manteve-se até perto do apito final, quando Bruma ficxu o resultado final em 3-1 para os arsenalistas, aproveitando a subida do guarda-redes do Vizela à grande área contrária.

O triunfo permite ao Braga chegar aos 29 pontos, tantos como o Benfica e mais um do que o FC Porto, que ainda não jogaram nesta ronda, e colocar-se a apenas dois do líder, o Sporting. Já o Vizela somou a sétima derrota no campeonato e segue com 10 pontos no penúltimo lugar da tabela classificativa.

Declarações de Artur Jorge, treinador do Sp. Braga, na sala de imprensa do Estádio do FC Vizela, após o triunfo (1-3) sobre o Vizela no jogo de abertura da 13.ª jornada:

«Gosto de olhar para o jogo no seu todo e olhando par aos noventa minutos considero a vitória justa da nossa parte, com momentos em que tivemos de sofrer também. A primeira parte foi incaracterística da nossa parte, tivemos dificuldades de ligação, mas mesmo assim conseguimos fazer um bom golo. Na segunda parte após o segundo golo tivemos momentos de maior conforto. Tivemos a reação natural do Vizela, com um golo de bola parada, que nos obrigou a ser mais compactos até ao terceiro golo. Vitória conquistada de forma justa».

[Prefere ganhar assim, a aproveitar as oportunidades sem jogar tão bem, ou entrar a sofrer e dar a volta?] «Prefiro é ganhar. Esse é o ponto determinante. A questão de entrar a sofrer seria passar noventa minutos na nossa área, o que não aconteceu. Tivemos a capacidade de construir o resultado na semana passada, hoje fizemos um bom jogo defensivamente, estivemos bem, o que vejo é uma vitória justa e bem conseguida dos meus jogadores».

[Segue Nápoles, Benfica e Vitória brevemente…] «Se nós prolongássemos o que aí vem estaríamos a dizer que temos um calendário muito denso. Este final de dezembro e o mês de janeiro será de grande exigência, compete-nos olhar para todos os jogos com a mesma vontade de ganhar os jogos».

[Prestação defensiva] «Gostei, tivemos um grande desempenho defensivo coletivamente. É justo dizer que Paulo Oliveira e Serdar fizeram um jogo de grande qualidade. Fomos batidos apenas num golo de bola parada. Destacar a postura defensiva da equipa no seu todo».

Declarações de Pablo Villar, treinador do FC Vizela, na sala de imprensa do Estádio do FC Vizela, após a derrota (1-3) frente ao Sp. Braga no jogo de abertura da 13.ª jornada da Liga:

«Acho que abordámos bem o jogo, os primeiros minutos tivemos bem, perto da grande área do Braga com alguns lances de jogo. Há um momento determinante que interrompe o bom início, a lesão do Nuno Moreira, e tivemos que adaptar. Acabámos por sofrer depois o golo, o que acaba por ser determinante com equipas deste valor. Na segunda parte, num lance de canto claríssimo para nós, até o quarto árbitro estava a dizer isso, sofremos o segundo golo. Ainda conseguimos marcar, depois tentámos desesperadamente o empate e sofremos o terceiro golo».

[Jogou com dois laterais esquerdo, Lebedenko a defesa e Matheus Pereira como extremo] «Perdemos o Lacava neste jogo, está na seleção, e precisávamos de Rodrigo Escoval no centro da defesa. O Lebedenko é um lateral que podia fazer um bom trabalho frente ao Braga, com o Matheus à sua frente. O Matheus Pereira é super ofensivo, podia sair com espaços para criar situações de ataque».

[Último lance do jogo, Jardel tenta fintar e perde a bola para o terceiro golo do Braga] «No final com toda a malta na grande área tens de meter a bola na área. Não há outra hipótese. É um lance que não quero comentar, mas a bola tem de ser colocada na área».