Fernando Pimenta sagrou-se campeão do mundo de K1 5.000 metros, nos Mundiais de canoagem que decorrem em Montemor-o-Velho, depois de ter conquistado o ouro nos 1.000 metros.

Na saída da última curva, Fernando Pimenta acelerou de forma poderosa, não dando hipótese ao dinamarquês René Poulsen, o adversário mais temível, que acabou em segundo lugar, a 1,527 segundos. O espanhol espanhol Javier Hernanz fechou o pódio, a 4,369.

É um fim de semana inesquecível para mim

Fernando Pimenta concluiu a prova em 21.42,196 minutos e revalida, assim, o título dos 5.000 metros, repetindo o êxito alcançado em Racice, na República Checa, em 2017, depois de um triunfo difícil por ter de fazer mais de metade da prova na dianteira e sem a colaboração dos opositores, que conseguiram resistir a um primeiro ataque do português.

No final da prova, o canoísta de 29 anos não escondeu a satisfação pela conquista.

“Temos de festejar este título. Esta conquista é para as pessoas que estão aqui e me apoiam no dia-a-dia. O meu treinador disse que conseguia e só tinha de acreditar nele. Foi uma prova nervosa, ninguém queria assumir a liderança. Foi muito especial pelo facto de ser em Portugal, é um fim de semana inesquecível para mim”, salientou.

Presidente felicita Fernando Pimenta por “feito extraordinário”

Atleta tornou-se bicampeão mundial após conquista do ouro em K1 5000.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, felicitou este domingo o canoísta Fernando Pimenta pela revalidação do título de campeão do mundo em K1 5.000 metros, “um feito extraordinário” que “muito orgulha e alegra todos os portugueses”. O português Fernando Pimenta sagrou-se este domingo campeão do mundo de K1 5.000 metros, nos Mundiais de canoagem que decorreram em Montemor-o-Velho, depois de, no sábado, ter conquistado o ouro nos 1.000 metros Em comunicado divulgado na página eletrónica da Presidência da República, o chefe de Estado “felicita o canoísta Fernando Pimenta pela revalidação do título de campeão do mundo em K1 5.000 metros, na última prova no campeonato que decorreu esta semana em Montemor-o-Velho”. Marcelo Rebelo de Sousa salienta tratar-se de “um feito extraordinário de um grande atleta que muito orgulha e alegra todos os portugueses”. O Presidente da República “saúda ainda a Federação Portuguesa de Canoagem e a câmara municipal de Montemor-o-Velho, pela organização desta prestigiante prova em Portugal, provando a capacidade dos portugueses não só na participação, mas também na organização de grandes provas desportivas”. Fernando Pimenta, de 29 anos, revalidou assim o título dos 5.000 metros, distância não olímpica, repetindo o êxito alcançado em Racice, na República Checa, em 2017. Para conquistar a medalha de ouro, o canoísta de Ponte de Lima completou a prova em 21.42,196 minutos, batendo o dinamarquês René Poulsen, por 1,527 segundos, enquanto o espanhol Javier Hernanz terminou em terceiro, a 4,369. Fernando Pimenta, tricampeão da Europa dos 1.000 metros, sagrou-se campeão do mundo nesta distância pela primeira vez no sábado, e este domingo acrescentou o terceiro título mundial ao seu palmarés. Antes da vitória de sábado, o minhoto tinha conquistado o bronze em K1 1.000 nos Mundiais de 2015 e a prata em 2017. Além destas, ostenta ainda a prata em K2 500 e K4 1.000 em 2014. O minhoto procura agora uma medalha individual nos Jogos Olímpicos Tóquio2020, depois de ter alcançado a prata em K2 1.000 em Londres 2012, juntamente com Emanuel Silva.