Na sexta-feira, uma massa de ar polar marítimo atingirá Portugal Continental, trazendo consigo temperaturas extremamente baixas que farão o país tremer de frio nos próximos dias.

Embora os termómetros já tenham começado a descer nesta quinta-feira, a sensação térmica será particularmente baixa amanhã, especialmente nas regiões Norte e Centro, de acordo com um meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

“O final do dia será ainda mais frio, mas é na sexta-feira que se regista a maior descida, com um aumento do desconforto térmico devido, essencialmente, à intensidade do vento”, explicou o especialista. Ele acrescentou que as temperaturas continuarão baixas, pelo menos, até domingo, pois não há previsões de “grandes variações”, embora haja “alguma incerteza no cenário da próxima semana”.

Nas regiões do Interior Norte e Centro, as temperaturas poderão rondar os -2ºC, enquanto no Nordeste Transmontano e em alguns locais da Beira Alta podem descer mesmo até -4ºC.

Bragança, Vila Real, Viseu, Guarda, Braga e Viana do Castelo são esperados como os distritos mais frios. No Porto, os termómetros deverão baixar até aos 3ºC/4ºC no sábado, enquanto em Lisboa as mínimas devem atingir os 5ºC no domingo.