Decisão Drástica Pode Redefinir o Poder de Controle na Sociedade Anónima Desportiva, Marcando uma Viragem Significativa na Gestão do Clube.

O Sporting de Braga planeia apresentar aos seus sócios, numa Assembleia Geral extraordinária agendada para 3 de fevereiro, uma série de propostas de alterações estatutárias que prometem remodelar significativamente a estrutura e governação do clube. Uma das mudanças mais notáveis é a eliminação da cláusula que determina que o clube mantenha a maioria do capital social da sociedade desportiva.

No âmbito do capítulo sobre a participação em sociedades anónimas desportivas (SAD), os novos estatutos propõem uma revisão para “participação em sociedades e criação de fundações”, eliminando a exigência de manter a maioria do capital social e votos correspondentes. Atualmente, o Sporting de Braga detém 36,99% das ações, enquanto a Qatar Sports Investment, proprietária dos franceses do Paris Saint-Germain, possui 29,60%.

Outra proposta de destaque visa alterar a data oficial de constituição do clube para 21 de fevereiro de 1921, um mês após a data atual. Esta mudança está associada ao documento de registo e formalização do clube no Governo Civil de Braga, datado de 19 de fevereiro.

Além disso, as propostas estatutárias abordam a apresentação de candidaturas para eleições, estabelecendo novos requisitos. As listas de candidatos deverão agora ser subscritas por sócios com pelo menos 15 anos consecutivos, representando no total cinco mil votos, em comparação com os requisitos anteriores de cinco anos e cinquenta sócios.

Os estatutos também preveem alterações no emblema do clube, deixando a decisão sobre a imagem representativa nas mãos dos sócios, a ser aprovada em Assembleia Geral. Além disso, as Assembleias Gerais extraordinárias solicitadas pelos sócios terão requisitos mais elevados, passando de 250 associados contribuintes ou com pelo menos mil votos para um requerimento de sócios com pelo menos cinco mil votos no pleno gozo dos seus direitos.

A Assembleia Geral extraordinária está marcada para 3 de fevereiro, com início às 09h30, no Pavilhão Multiusos do Braga. As decisões tomadas nesse encontro poderão moldar significativamente o futuro e a estrutura do Sporting de Braga.