SC Braga perde na luz e está fora da Taça de Portugal

O Benfica venceu o SC Braga por 3-2, vingando a derrota do ano anterior na Taça de Portugal. Os encarnados avançam assim para os quartos de final da competição.

No jogo mais crucial dos oitavos de final da Taça de Portugal, o Benfica assegurou o seu lugar na próxima fase ao derrotar o SC Braga por 3-2, num emocionante confronto no Estádio da Luz. Esta partida representava uma oportunidade para os bracarenses responderem à recente derrota contra o Benfica em casa (1-0), enquanto os encarnados procuravam vingar a eliminação na Taça de Portugal do ano anterior.

Em relação às equipas, Roger Schmidt optou por repetir a formação que venceu o Arouca na última jornada, mantendo o reforço Marcos Leonardo no banco. Do lado do SC Braga, Artur Jorge enfrentou as ausências importantes de Bruma e Al Musrati.

O jogo começou com uma entrada impressionante do SC Braga. Trubin defendeu os ataques de Victor Gómez aos 7 minutos, mas, um minuto depois, os bracarenses marcaram. Um canto rasteiro de Borja foi finalizado por Zalazar, com a bola a desviar em João Mário, traindo Trubin.

O Benfica demorou a reagir, mas conseguiu empatar perto do intervalo. Uma transição rápida resultou num passe brilhante de João Neves para Rafa, que não desperdiçou a oportunidade frente a Hornícek.

Antes do intervalo, os encarnados viraram o resultado. Arthur Cabral recebeu a bola na área, driblou Serdar e disparou um remate potente, passando entre as pernas do guarda-redes bracarense.

O segundo tempo começou com o SC Braga a atacar novamente. Zalazar marcou um golo espetacular, com a bola a bater na barra antes de entrar na baliza de Trubin.

Ao minuto 59, Arthur Cabral teve uma boa oportunidade, mas Hornícek fez a defesa. O brasileiro foi crucial durante o jogo, mantendo-se decisivo como veremos mais adiante.

O golo pareceu revigorar o SC Braga, com Zalazar a testar Trubin e a criar várias oportunidades. No entanto, foi o Benfica a marcar novamente, com Arthur Cabral a destacar-se numa jogada que culminou no golo de Aursnes.

Com mais de 55 mil espectadores, o SC Braga tentou alcançar o empate, mas o Benfica manteve a vantagem, destacando-se a atuação notável de João Moutinho, que, aos 37 anos, completou o seu milésimo jogo na carreira com uma excelente exibição no meio-campo encarnado.

Artur Jorge, treinador do Sp. Braga, em declarações aos jornalistas após a derrota com o Benfica por 3-2 e consequente eliminação da Taça de Portugal:

«Tivemos uma entrada forte em cada parte e isso resultou nos nossos golos. Depois, faltou mais eficácia defensiva para levarmos daqui outro resultado.»

[Momento do jogo é quando está por cima com 2-2 e depois sofre o terceiro ou na primeira parte, quando o Benfica marca dois golos em poucos minutos]

«São dois momentos que nos penalizam bastante. Tivemos uma primeira parte em que entrámos fazendo o golo nos dez primeiros minutos. Tivemos uma reação do Benfica, porque estava atrás do resultado. Não tendo tido muita chegada ofensiva, tivemos uma primeira parte em que controlámos o jogo do Benfica. Só que os últimos cinco minutos deitaram por terra tudo isso. Cinco minutos onde perdemos a concentração e organização defensiva que tínhamos. O primeiro golo surge de uma transição desde o meio-campo contrário e o segundo de um lançamento de linha lateral. Procurámos tentar recuperar animicamente desse momento para termos a entrada que tivemos na segunda parte. E isso mostra mais uma vez o carácter da equipa e a vontade de poder ir a qualquer momento em busca do resultado. Depois do 2-2, tivemos um momento em que fomos claramente melhores, com várias ocasiões, até ao minuto 70, creio eu. Mas, uma vez mais, depois de um momento que é mais consentido por nós do que de mérito do adversário, acabámos por sofrer o 3-2, as coisas ficaram mais complicadas e tivemos mais dificuldades para voltar a entrar no jogo.»

[Pensa que o Sp. Braga merecia pelo menos o prolongamento?] Este mês tem vários jogos com os grandes. Receia que esta derrota possa interferir animicamente na equipa?]

«Diria que são dois meses muito difíceis. Teremos sete jogos de grande exigência para nós, uma vez que em fevereiro entramos outra vez nas competições europeias. Este resultado não pode interferir no percurso que temos pela frente. Teremos de estar preparados para dar resposta. Queremos estar preparados para dar resposta nessas competições diferentes.

Ficámos fora de uma competição em que queríamos disputar a final como no ano passado. Mas não creio que este resultado possa ou tenha de ter interferência na nossa performance no próximo mês. Temos de estar preparados.

Sabemos que fizemos um bom jogo. Custa-nos, mais do que o resultado, ficar fora da competição. A justiça ou injustiça é sempre muito subjetiva. Eu fiquei satisfeito com desempenho da equipa. Com a demostração de qualidade e de ambição da equipa. Mas não há muito mais a dizer quanto à justiça, uma vez que acabámos por ser penalizados por erros que cometemos.»

[Escolheu para o jogo de hoje um guarda-redes que não é o habitual titular]

«Temos um plantel que foi pensado para ter proximidade de qualidade para que não haja momentos de oscilações quando há necessidade de fazer alterações, até porque temos uma densidade competitiva que nos obriga a isso.

O Lukas Hornícek é um jogador no qual acreditamos e com quem renovámos recentemente. É uma mais-valia para nós neste momento e será seguramente no futuro. Sentimos que é preciso pô-lo à prova também em momentos de dificuldade. Tem sido o habitual suplente do Matheus, que é o nosso guarda-redes número 1, mas com estas oportunidades estamos a fazer com que ele possa crescer em competição e crescer em competição é também com a exigência de poder ter jogos como este, com quase 60 mil pessoas na bancada e um trabalho defensivo que lhe é exigido.

A aposta é pensada dentro do projeto interno que temos, que passa por termos rendimento desportivo, mas também potenciar jogadores.

Se vou repetir na Taça da Liga? Vamos esperar pelo momento. Não há aqui nada fechado. Nem quero que haja um comportamento padrão porque isso nem seria bom para os jogadores, porque sabem que vão jogar e que estão garantidos nesse momento. Quero validar as minhas opções através do trabalho que eles fazem.»

Roger Schmidt, treinador do Benfica, em declarações aos jornalistas após o triunfo sobre o Sp. Braga e o consequente apuramento para os quartos de final da Taça de Portugal:

[Qual foi a chave do jogo?]

«A chave foi continuarmos concentramos e conseguir ganhar um jogo difícil. Foi um jogo intenso desde o início. Tivemos algumas dificuldades iniciais com bola. Não fomos tão bons e rápidos como costumamos ser. Não conseguimos dominar o jogo como queríamos, depois sofremos o golo na sequência de uma bola parada e depois foi difícil, mas penso que mudámos o rumo do jogo nos últimos dez minutos da primeira parte. Penso que aí já estivemos melhor no jogo, criámos oportunidades, marcámos dois golos excelentes, um num contra-ataque e depois outro num excelente movimento individual do Arthur Cabral. Não sei porquê, mas os jogos da Taça são sempre especiais e depois do intervalo eles marcaram um magnífico golo e depois foi um jogo de taça aberto. Tivemos de aceitar, continuar focados, defender bem, mas também procurar decidir o jogo e marcámos um terceiro golo muito bom que foi decisivo. Na minha opinião, merecemos ganhar o jogo.»

[Já tinha acontecido com o Sporting e voltou a acontecer agora. Conseguir virar um resultado num jogo difícil. O que é que isso lhe diz?]

«Estou muito feliz porque sei que cada jogo é um desafio. Ganhámos vários jogos muito importantes e muito difíceis. É sempre bom sinal que eles acabem bem para nós. Mas continuamos humildes. Sabemos que temos de lutar, de trabalhar muito durante os 90 minutos e de estar bem preparados para ganharmos estes jogos. Não é por termos vencido alguns jogos, que vamos ganhar os próximos.

Em cada jogo temos de estar prontos. Agrada-me muito a mentalidade dos jogadores. Mesmo nos momentos difíceis temos uma boa liderança na equipa. Temos também qualidade para ganhar estes jogos. Temos o objetivo de ganhar títulos, mas para os ganharmos temos de ir passo a passo e jogo a jogo, os jogadores têm estado muito bem nesse aspeto e hoje foi um bom exemplo disso.»