O heliporto do Hospital de Braga, que faz parte da recém-criada Unidade Local de Saúde (ULS) de Braga, obteve a autorização da Autoridade Nacional de Aviação Civil (ANAC) para ser utilizado por meios aéreos de emergência médica, conforme anunciado hoje.

Em comunicado, a ULS de Braga informa que o heliporto do Hospital de Braga recebeu aprovação por parte da Autoridade Nacional de Aviação Civil (ANAC) para operar meios aéreos de emergência médica, tanto durante o dia como durante a noite. Segundo a ULS, este heliporto torna-se “o único heliporto hospitalar autorizado pela ANAC a operar, no Norte do país, das quase 40 infraestruturas de heliportos hospitalares existentes”.

O presidente do Conselho de Administração da ULS de Braga, João Porfírio Oliveira, expressou satisfação com o reconhecimento do esforço do Hospital de Braga em assegurar a capacidade de resposta às emergências na região do Minho e Norte do país. O comunicado menciona que, após um processo de testes necessário, foi realizado um exercício de simulação para avaliar a reação dos profissionais do Hospital de Braga a uma situação emergente, que foi bem-sucedido, levando à obtenção da aprovação para operacionalizar o heliporto.

No processo de obtenção da autorização, todos os requisitos indicados pela ANAC foram cumpridos, incluindo o exercício de simulação para testar o Plano de Emergência do heliporto. A autorização legal para operacionalização do heliporto permite receber situações emergentes por via aérea na região Norte do país.

O Plano de Emergência submetido está em conformidade com as regulamentações propostas pela ANAC e é válido até o final de 2025. Este plano abrange os procedimentos a seguir em caso de emergência, acidente, incidente ou emergência total relacionada com a operação de helicópteros no heliporto do Hospital de Braga ou nas suas imediações.