A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), a PSP e a GNR lançaram a campanha “Viajar sem pressa”, que decorrerá até 22 de janeiro. Esta é a primeira de 12 campanhas de sensibilização e fiscalização planeadas para o ano, com o objetivo de alertar para os riscos do excesso de velocidade.

A campanha faz parte do Plano Nacional de Fiscalização (PNF) de 2024 e envolverá a realização de ações de sensibilização em todo o país pela ANSR, enquanto as operações de fiscalização, com foco em vias com elevado fluxo rodoviário, serão realizadas pela Polícia de Segurança Pública e pela Guarda Nacional Republicana.

O excesso de velocidade é destacado como uma das principais causas de acidentes nas estradas, sendo responsável por um terço de todos os acidentes mortais e por mais de 60% das infrações registadas. A campanha visa sublinhar que a probabilidade de acidentes fatais aumenta com a velocidade, destacando que a probabilidade de consequências mortais num atropelamento a 30 km/h é de 10%, aumentando para 80% a 50 km/h.

O Plano Nacional de Fiscalização de 2024 prioriza temas como a velocidade, o álcool, os acessórios de segurança e o uso do telemóvel, além da fiscalização de veículos de duas rodas a motor.