Tarja, de um metro, na qual se lia: «Todos juntos pelo Braga».

Dirigentes portistas surpreendidos com a sanção após exibição de mensagem solidária.

A Liga Portugal anunciou hoje a imposição de uma multa ao Futebol Clube do Porto (FC Porto) devido à exposição de uma tarja de apoio ao Sporting de Braga durante um recente encontro. A decisão gerou surpresa entre os dirigentes portistas, que consideram a medida excessiva face à natureza solidária da mensagem exibida.

A tarja em questão foi exibida pelos adeptos do FC Porto como forma de expressar apoio ao Sporting de Braga, numa iniciativa que visava promover a camaradagem entre os clubes. Contudo, a Liga Portugal interpretou a ação como uma violação das normas e decidiu aplicar uma multa ao FC Porto.

Dirigentes do clube nortenho manifestaram perplexidade perante a decisão, argumentando que a mensagem transmitida visava fortalecer os laços de união entre as equipas e não deveria ser alvo de sanções. Além disso, destacaram a importância de fomentar uma atmosfera de fair play e respeito mútuo no futebol português.

A multa imposta pela Liga Portugal reacende a discussão em torno das regras e punições no desporto, levantando questões sobre a interpretação das intenções por trás das manifestações dos adeptos. O FC Porto, enquanto aguarda uma possível revisão da decisão, reitera o compromisso com os valores de solidariedade e desportivismo no panorama do futebol nacional.

No mesmo encontro, mas entre as hostes bracarenses, os «guerreiros do Minho» foram punidos em 5230 euros, face ao atraso no regresso para a segunda parte, assim como pelo uso de pirotecnia por parte dos adeptos.