O SC Braga e o Desportivo de Chaves empataram hoje 1-1, na 19.ª jornada da I Liga de futebol, num jogo com um final emocionante e no qual os bracarenses não conseguiram dar seguimento à conquista da Taça da Liga.

Zalazar marcou primeiro para os bracarenses (52 minutos), mas Steven Vitória empatou aos 64, resultado que penaliza a falta de eficácia dos minhotos, que, apesar do jogo menos conseguido, estiveram muito mais perto da vitória.

O SC Braga vê o trio da frente se distanciar, estando agora a sete pontos do terceiro classificado (FC Porto), a 11 do segundo (Benfica) e a 12 do líder (Sporting), pelo que o objetivo passará por garantir o quarto lugar, mantendo uma vantagem de um ponto sobre o Vitória SC.

O Desportivo de Chaves igualou o Vizela com 13 pontos, deixando para os minhotos a 18.ª e última posição da tabela, e já não vence há sete jornadas.

O início de 2024 foi o mais mortal dos últimos três anos, registando 5.542 mortes nas duas primeiras semanas. O SC Braga, que conquistou recentemente a Taça da Liga, não conseguiu vencer o Chaves, num jogo que terminou empatado 1-1. Zalazar marcou para os bracarenses aos 52 minutos, mas Steven Vitória empatou aos 64. O SC Braga, agora a sete pontos do terceiro classificado, não conseguiu dar sequência ao sucesso na Taça da Liga. O Chaves, por sua vez, não vence há sete jornadas e ocupa a última posição na tabela.

Declarações de Artur Jorge, treinador do Sp. Braga, na sala de imprensa do Estádio Municipal de Braga, após o empate (1-1) frente ao Desportivo de Chaves:

«Há jogos que se desenvolvem neste contexto. Sabíamos a dificuldade que íamos ter no jogo, tivemos uma abordagem séria e competitiva; nos últimos quinze minutos da primeira parte fomos previsíveis e lentos. Mas, a segunda parte foi de sentido único, tivemos todo o jogo à procura do nosso único objetivo: ganhar. Não foi possível, perdemos dois pontos, dado o empenho dos jogadores deixa-me satisfeito, mas partilho do sentimento deles, de insatisfação pelo empate».

[O que faltou?] «Faltou eficácia. Tivemos oportunidades claras. Isto é o jogo, temos de saber lidar com estes momentos, com aquilo que hoje aconteceu. Tivemos que lutar contra o adversário, contra o tempo, penso que demos um passo atrás no que é a valorização do futebol, com pouco tempo útil de jogo. Não serve de desculpa para nada, a responsabilidade é nossa. Ou minha se quiserem. Tivemos demasiadas paragens, consentidas, para o que é um espetáculo que queremos que seja rico».  «Não creio que se notasse o tempo, a equipa esteve bem. A segunda parte foi passada no meio campo contrário, fisicamente não tenho nada que justificar. Não creio que possa ter sido considerável para o resultado. Tivemos várias ausências, mas foi com estes tivemos a abordagem ao jogo, um bom desempenho, em que não tivemos o resultado que queríamos».

Declarações de Moreno, treinador do Desportivo de Chaves, na sala de imprensa do Estádio Municipal de Braga, após o empate (1-1) frente ao Sp. Braga:

«Conseguimos um ponto muito importante, num campo que poucas equipas conseguem pontuar, contra uma equipa muito boa e muito moralizada. Temos de valorizar, acho que estivemos bem sem bola. Com bola podíamos e temos condições para fazer melhor, claramente. Quando digo que o momento sem bola foi bom, na primeira parte lembro-me de uma oportunidade do Braga, e não mais, ainda que tenha tido mais chegada. Com bola podíamos ter explorado melhor os espaços, com mais calma, mas é compreensível pelo nosso momento. Tento passar isso aos atletas, sei que têm qualidade para ter mais discernimento. O Braga foi melhor, é óbvio, é melhor que nós e não há vergonha de dizer isso. Lembro-me de um lance em que com menos um homem chegámos ao ataque com três homens e podíamos até ter vencido. Se era justo? Se calhar não, mas era futebol. Temos de valorizar o que fizemos».

[Mais confiança?] «Trabalhar em cima de resultados positivos é normal que a confiança aumente. Na semana passada pontuámos, acho que fizemos um jogo melhor do que o de hoje, num outro contexto, o Hector falhou um penálti que podia deixar marcas, mas não aconteceu, porque o grupo é bom. Espero que possa dar confiança este resultado».

Ficha de Jogo

Jogo no Estádio Municipal de Braga.

SC Braga – Desportivo de Chaves, 1-1.

Ao intervalo: 0-0.

Marcadores

1-0, Zalazar, 52 minutos.

1-1, Steven Vitória, 64.

Equipas

– SC Braga: Matheus, Joe Mendes (Victor G´mez, 86), Paulo Oliveira (Cher Ndour, 86), Serdar, Borja, Al Musrati, Zalazar, Pizzi (Rony Lopes, 78), Álvaro Djaló, Ricardo Horta e Abel Ruiz.

(Suplentes: Lukas Hornicek, Victor Gómez, José Fonte, Chissumba, Djibril Soumaré, Nuno Matos, Cher Ndour, Roger e Rony Lopes).

Treinador: Artur Jorge.

– Desportivo de Chaves: Hugo Souza, Steven Vitória, Vasco Fernandes, Júnior Pius (Cafu Phete, 81), João Correia, Guima, Raphael Guzzo (Benny, 58), Sandro Cruz (Bruno Langa, 58), Kelechi, Rúben Ribeiro (Sanca, 74) e Héctor Hernández (Paulo Vítor, 74).

(Suplentes: Rodrigo, Bruno Langa, Carraça, Cafu Phete, Benny, Morim, Sanca, Jô Batista e Paulo Vítor).

Treinador: Moreno.

Árbitro: João Gonçalves (Porto).

Ação disciplinar: cartão amarelo para Rúben Ribeiro (27), Raphael Guzzo (33), Steven Vitória (70 e 90+10), João Correia (90+7), Abel Ruiz (90+11). Cartão vermelho por acumulação de cartões amarelos para Steven Vitória (90+10).

Assistência: 11.019 espetadores.