Vitória convincente sobre o Boavista da equipa arsenalista

O SC Braga dominou por completo o Boavista, nesta segunda-feira à noite, no Estádio do Bessa, com uma vitória expressiva por 4-0. Banza brilhou com dois golos, juntamente com Abel Ruiz e Zalazar, num jogo que marcou a recuperação dos minhotos após a eliminação da Liga Europa.

Após a infeliz prestação no Azerbaijão, a equipa de Artur Jorge renasceu, exibindo um futebol de alto nível.

No centésimo jogo de Artur Jorge como treinador, Simon Banza (aos 42 e 62 minutos), Abel Ruiz (aos 44) e Rodrigo Zalazar (aos 72) marcaram os golos da vitória, num jogo em que a defesa do Braga se mostrou sólida, não sofrendo golos pela quarta vez na prova.

Com esta vitória, o Braga somou o segundo triunfo consecutivo no campeonato, consolidando a quarta posição na tabela, com 46 pontos, aproximando-se do FC Porto e distanciando-se do Vitória de Guimarães.

Por outro lado, o Boavista enfrenta uma fase de declínio, tendo agora caído para o 12º lugar, com 24 pontos, numa noite em que se mostrou incapaz de responder ao domínio do adversário.

Esta vitória surge apenas quatro dias após a derrota frente ao Qarabag, na Liga Europa, e representa uma resposta forte por parte dos minhotos, que regressaram aos titulares e mostraram-se determinados em campo.

Apesar de uma breve reação por parte do Boavista, o Braga foi letal nas suas investidas, garantindo uma vitória incontestável e reforçando a sua posição na tabela classificativa.

Artur Jorge, treinador do Sp. Braga, em declarações na sala de imprensa do Bessa, após a goleada por 4-0 aplicada ao Boavista, no fecho da 23.ª jornada da Liga:

«A equipa apresentou grande segurança. Foi uma vitória justíssima face ao desempenho da equipa. Fomos claramente mais fortes. Entrámos com intenção clara de dominar e controlar o jogo desde o primeiro minuto e mostrámos capacidade para isso. Muito mérito dos jogadores pela intensidade e pela grande personalidade que colocaram em campo.

A equipa esteve segura, serena, fez as coisas bem feitas e teve controlo emocional para executar sempre da melhor forma. Gradulmente materializámos o domínimo que estávamos a ter com golos e acabámos com um resultado confortável. Quero destacar a vitória. O facto de termos feito quatro golos ou de não termos sofrido, não tem grande relevância para mim. O grande e único objetivo era vencer.»

[Sobre o Joe Mendes ter jogado de início no lugar do Borja]: «O Borja fez 19 jogos seguidos de três em três dias ou de quatro em quatro. É natural que acusasse algum desgaste. O Joe Mendes fez um bom jogo à direita contra o Farense. Sabíamos do seu estado físico e havia também uma questão mais estratégica. O Bruno Lourenço procura terrenos mais interiores e acabámos por aproveitar duas coisas: um jogador com disponibilidade física e capacidade para fechar os espaços interiores.»

«É muito importante termos todos os jogadores disponíveis. Isso não é discutido, mas em janeiro tivemos o Banza e o Niakaté na CAN, o Al Musrati lesionado assim como o Djaló, o Bruma e o Horta por um período de tempo. Ficámos limitados para manter a performance que tínhamos vindo a ter. É bom termos todos disponíveis para termos uma equipa capaz de dar resposta e de acrescentar valor quando é necessário. Não podem jogar todos, mas é importante ter gente disponível e comprometida com o objetivo da equipa. Foi uma vitória da equipa. A equipa foi o maior destaque e era importante passar essa imagem de forma clara.»

[Sobre o Banza ter igualado o Gyokeres no topo da lista dos melhores marcadores]:

«O Banza tem feito uma campanha muitíssimo boa. O Banza esteve fora em janeiro, mas esperemos que possa disputar o prémio individual que o valoriza e que valoriza a própria equipa. O que nos interessa é que todos possam ser importantes para o sucesso da equipa. Só assim é que individualmente vamos ter outro tipo de destaque.»

Ficha de jogo
Jogo no Estádio do Bessa, no Porto.

Boavista – SC Braga, 0-4.

Ao intervalo: 0-2.

Marcadores
0-1, Simon Banza, 42 minutos.

0-2, Abel Ruiz, 44.

0-3, Simon Banza, 62.

0-4, Rodrigo Zalazar, 72.

Equipas
– Boavista: João Gonçalves, Salvador Agra, Vincent Sasso, Rodrigo Abascal, Filipe Ferreira (Chidozie, 65), Sebastián Pérez (Ilija Vukotić, 79), Gaius Makouta (Ibrahima Camará, 79), Bruno Lourenço (Martim Tavares, 79), Miguel Reisinho (Joel Silva, 65), Bruno Onyemaechi e Róbert Bozeník.

(Suplentes: Tomé Sousa, Chidozie, Ibrahima Camará, Masaki Watai, Joel Silva, Ilija Vukotić, Gonçalo Almeida, Martim Tavares e Bernardo Conceição).

Treinador: Ricardo Paiva.

– SC Braga: Matheus, Víctor Gómez (Cristián Borja, 60), Serdar Saatçi, Paulo Oliveira, Joe Mendes, Roger Fernandes (Rodrigo Zalazar, 66), Vítor Carvalho, João Moutinho (Cher Ndour, 75), Ricardo Horta (Bruma, 60), Abel Ruiz (Pizzi, 75) e Simon Banza.

(Suplentes: Tiago Sá, Lukás Hornícek, José Fonte, Bruma, Cher Ndour, Rodrigo Zalazar, Rony Lopes, Pizzi e Cristián Borja).

Treinador: Artur Jorge.

Árbitro: Gustavo Correia (AF Porto).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para João Moutinho (18), Sebastián Pérez (20), Roger Fernandes (36) e Serdar Saatçi (40).

Assistência: 8.905 espetadores.