Atuação da renomada DJ belga é aclamada como o ponto alto da cena eletrónica em 2024, consolidando-se como referência internacional.

DJ Charlotte de Witte conquista prémio de Melhor Atuação ao Vivo de Eletrónica em Viana do Castelo

A prestigiada DJ e produtora belga, Charlotte de Witte, brilhou no palco do festival Neopop, realizado em agosto do ano passado em Viana do Castelo. Sua atuação arrebatadora rendeu ao evento minhoto o cobiçado prémio de Melhor Atuação ao Vivo de Eletrónica nos Iberian Festival Awards, cuja 8.ª cerimónia teve lugar hoje em Granada, Espanha.

Este reconhecimento não só enaltece a performance única de Charlotte de Witte, mas também consagra o Neopop como um dos destinos obrigatórios para os amantes da música eletrónica na Península Ibérica. O festival destacou-se entre outros quatro eventos portugueses premiados: Summer Opening, Med, Azores Burning Summer e A Casa.

Os vencedores foram anunciados em 24 categorias, incluindo dois prémios de Excelência e o prémio Inatel. A organização do festival Summer Opening, sediado no Funchal, foi distinguida com o prémio Excelência, enquanto o talentoso guitarrista português João Morais, conhecido como O Gajo, recebeu o prémio Inatel.

Além disso, o festival Med, em Loulé, foi reconhecido pela Melhor Promoção Turística, e o Azores Burning Summer, em São Miguel, recebeu o prémio de Contribuição para a Sustentabilidade.

Destaca-se ainda a vitória do Casota Collective na categoria de Melhor Cobertura Vídeo.

A seleção dos vencedores envolveu tanto júri como o público, garantindo uma representação equitativa de festivais espanhóis e portugueses em cada categoria. Por exemplo, enquanto o festival espanhol Ribeira Sacra levou o prémio de Melhor Festival de Pequeno Formato, o festival português Cistermúsica, em Alcobaça, foi reconhecido como o vencedor nacional nesta mesma categoria.

Este reconhecimento internacional reforça a posição de destaque dos festivais portugueses no cenário musical ibérico e celebra a diversidade e qualidade da oferta cultural em todo o país.