Autoridades investigam alegadas irregularidades financeiras fraude com fundos europeus de cerca de 40 milhões de euros, envolvendo figuras proeminentes, incluindo o empresário Manuel Serrão e o jornalista Júlio Magalhães

Na manhã desta terça-feira, a Polícia Judiciária (PJ) desencadeou uma megaoperação em várias localidades da Grande Lisboa, do Grande Porto e em outros distritos do país, relacionada com suspeitas de fraude na obtenção de fundos europeus.

De acordo com informações da TVI e do Observador, entre os visados na operação encontram-se o empresário e comentador televisivo ligado ao FC Porto, Manuel Serrão, e o jornalista da TVI/CNN Portugal, Júlio Magalhães. Ambos são sócios em duas empresas alvo das buscas da PJ.

Além destes, o presidente da Comissão Diretiva do COMPETE 2030, Nuno Mangas, também está a ser alvo de buscas.

As suspeitas recaem sobre a obtenção fraudulenta de fundos europeus, especialmente do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), que terão lesado o Estado português e a União Europeia num montante estimado de cerca de 40 milhões de euros.

A operação da PJ visa esclarecer alegadas irregularidades financeiras e determinar a eventual responsabilidade dos visados nos processos de obtenção e gestão dos fundos europeus em questão. A investigação está em curso e novos desenvolvimentos poderão surgir nas próximas horas.