Portugal arrasa Suécia em jogo amigável, alcançando nova goleada

Equipa nacional demonstra força ofensiva ao vencer a Suécia de forma convincente durante jogo preparatório. Eficácia da Seleção Portuguesa atinge ponto histórico na era de Roberto Martínez

Portugal demonstrou sua eficácia e determinação em um jogo histórico durante o primeiro encontro de preparação para o Campeonato da Europa de futebol de 2024, contra a Suécia, no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães. Rafael Leão abriu o marcador aos 24 minutos, seguido por golos de Matheus Nunes aos 33, Bruno Fernandes aos 45, Bruma aos 57 e Gonçalo Ramos aos 61, garantindo assim a vitória por 5-2 para os lusos. Os suecos marcaram através de Viktor Gyökeres aos 58 minutos e Gustaf Nilsson aos 90 minutos.

A equipa das ‘quinas’ alcançou a sua 11.ª vitória consecutiva sob o comando do treinador espanhol Roberto Martínez, consolidando ainda mais sua posição como uma das seleções mais fortes do futebol europeu. O próximo desafio está marcado para terça-feira, em Ljubljana, contra a Eslovénia, antes de mais três jogos agendados para junho, como parte da preparação para a fase final do Euro2024.

Declarações do selecionador de Portugal, Roberto Martínez, na sala de imprensa do Estádio D. Afonso Henriques, após a vitória por 5-2 ante a Suécia, em jogo de preparação para o Euro 2024:

[Testou alguns conceitos defensivos. Se sai satisfeito com o lado defensivo:] «A Suécia tem atacantes de alto nível, gostei muito dos conceitos defensivos. Foram executados muito bem em 60 minutos. Depois, acho que perdermos a concentração em duas ações, mas no geral gostei da execução, da comunicação entre o António Silva, o Rúben Dias e o Palhinha, na primeira parte o Pepe com o Rúben e com o Palhinha. Gostei muito do aspeto da comunicação, da intensidade defensiva, acho que foi um bom teste.»

[Preocupação em atrair os médios e os avançados para meter bola na profundidade: se já é ensaiado nestes poucos dias de preparação:] «Tentámos, acho que a Suécia tomou riscos, tentou pressão alta. Então como equipa precisamos de olhar onde o espaço está. Encontrámos isso, uma superioridade numérica por dentro com o Bernardo, com o Bruno Fernandes, com o Matheus Nunes, com o Palhinha, mas também espaços para situações com o Leão e o Semedo. Em três dias, os jogadores podem executar os conceitos e foi uma parte positiva do jogo.»

[Bruma e Matheus marcaram golos, somaram minutos. Como estão as “dores de cabeça” nas escolhas:] «Muito positivo, o selecionador precisa de ter dores de cabeça, mas no estágio de março não é momento de ter dores de cabeça. É apanhar informação, dar competitividade no balneário e o espírito e a atitude. A 19 de maio é o dia anterior a dar a lista, é o momento em que o selecionador precisa de ter dores de cabeça. Mas isto é o futebol português, a formação que tem, o número de jogadores que temos. Além desses nomes, há o Nuno Mendes: depois de um período longo sem jogar pela seleção, foi positivo. Agora olhamos para momentos para o jogo com a Eslovénia.»