Previsões de queda de neve, chuva intensa, vento forte e agitação marítima levam IPMA a emitir alertas.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu avisos amarelos para 15 distritos de Portugal continental e para a Região Autónoma da Madeira, alertando para condições meteorológicas adversas, que incluem queda de neve, chuva intensa, vento forte e agitação marítima, previstas para os próximos dias.

Os distritos de Aveiro, Castelo Branco, Bragança, Coimbra, Viseu, Braga, Porto, Guarda, Vila Real, Viana do Castelo e Leiria encontram-se sob aviso de queda de neve até terça-feira, prevendo-se um manto branco em áreas normalmente menos habituadas a este fenómeno.

Paralelamente, os distritos de Aveiro, Coimbra, Braga, Porto, Faro, Setúbal, Viana do Castelo, Lisboa e Leiria enfrentam avisos de agitação marítima e vento forte, também para terça-feira, apelando-se à cautela nas zonas costeiras.

Na Madeira, o alerta foca-se na previsão de chuva por vezes forte e acompanhada de trovoada, especialmente nas zonas montanhosas e nas costas Norte e Sul, válido até às 12:00 de hoje. A Costa Norte e a ilha de Porto Santo estarão ainda sob aviso de agitação marítima na terça-feira, recomendando-se precaução aos marítimos e banhistas.

O aviso amarelo, segundo a classificação do IPMA, representa uma “situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica”, sendo o segundo nível menos grave numa escala de quatro. Esta classificação visa alertar a população e as autoridades para a necessidade de adotarem medidas preventivas e de se prepararem para eventuais impactos decorrentes destas condições atmosféricas adversas.

Os cidadãos são aconselhados a acompanhar as atualizações meteorológicas e a seguir as recomendações das autoridades locais e da Proteção Civil, especialmente aqueles que residem ou planeiam deslocar-se às áreas afetadas pelos avisos.