Corrida marcada por incidentes nas voltas finais vê Pedro Acosta garantir um lugar no pódio.

Numa tarde de domingo repleta de adrenalina, o Grande Prémio de Portugal em MotoGP foi palco de uma corrida eletrizante, culminando na vitória de Jorge Martín. O português Miguel Oliveira, partindo da 15.ª posição, conseguiu uma notável recuperação para finalizar em 9.º lugar, após um arranque promissor que o viu escalar rapidamente na classificação.

O circuito de Portimão testemunhou momentos de tensão nas últimas cinco voltas, com várias incidências a definirem o desfecho da corrida. Entre elas, destaca-se o abandono de Francesco Bagnaia, bicampeão do mundo, que colidiu com Marc Márquez numa disputa intensa pela 5.ª posição, resultando na queda de ambos. Bagnaia viu-se forçado a abandonar, enquanto Márquez continuou em prova, ainda que fora da disputa pelos lugares cimeiros.

Maverick Viñales, outro protagonista desta corrida, sofreu uma queda solitária na última volta, perdendo assim a oportunidade de assegurar o segundo lugar. Este incidente abriu caminho para Enea Bastianini ascender à segunda posição e permitiu a Pedro Acosta, numa exibição de mestria, alcançar o terceiro lugar do pódio, selando uma performance memorável.

Para Miguel Oliveira, o desfecho da corrida foi uma mistura de desafio e conquista. Após um bom início, uma oscilação na 22.ª volta relegou-o temporariamente para a 12.ª posição, mas o piloto português demonstrou resiliência e terminou na 9.ª posição, somando pontos valiosos para o campeonato.

Jorge Martín, com esta vitória, ascende à liderança do campeonato mundial de MotoGP, consolidando-se como um sério candidato ao título desta temporada. Brad Binder e Enea Bastianini completam o top 3 do campeonato, numa luta que promete ser renhida até ao fim.

O Grande Prémio de Portugal deixou marca não apenas pelos resultados, mas também pela intensidade e imprevisibilidade até ao último momento, características que fazem do MotoGP uma das competições mais emocionantes do desporto motorizado