IPMA prevê subida acentuada da temperatura e possível onda de calor, com máximas a ultrapassar os 35°C em grande parte do país.

A partir desta quinta-feira, 26 de junho, o verão começa a fazer-se sentir em força em todo o território continental, com temperaturas máximas a subir cerca de 10 graus Celsius. No Minho, os termómetros poderão alcançar os 38°C em Monção, segundo previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

A mudança no estado do tempo deve-se à conjugação entre um anticiclone nos Açores e um vale depressionário vindo do Norte de África, o que irá trazer uma massa de ar quente e seco para a Península Ibérica.

Segundo o IPMA, as temperaturas máximas, que hoje rondam os 25°C em Braga, vão subir para os 36°C no fim de semana, enquanto em locais do interior minhoto, como Monção e Valença, os termómetros deverão variar entre os 37°C e os 38°C. Já em Viana do Castelo, no litoral, as máximas deverão atingir os 28°C no sábado.

A temperatura mínima também vai subir, podendo ultrapassar os 20°C, sobretudo no sul do país, onde não deverá descer dos 25°C em zonas como o Algarve e Portalegre.

O IPMA alerta ainda para a presença de poeiras em suspensão, com origem no norte de África, a partir da tarde de sexta-feira, 27 de junho, primeiro no sul do país e depois nas restantes regiões.

Risco de incêndios e onda de calor

A meteorologista Ângela Lourenço avisa que o cenário de dias e noites muito quentes poderá agravar o risco de incêndios rurais, especialmente com a possibilidade de vento forte em algumas regiões.

A especialista admite ainda que poderá ocorrer uma onda de calor, definida tecnicamente como seis dias consecutivos com temperaturas pelo menos cinco graus acima da média para a época.