Cidade prepara-se para uma das suas semanas mais significativas, com destaque para as procissões do Domingo de Ramos.

Neste Domingo de Ramos, Braga transforma-se num cenário de devoção e tradição, inaugurando a Semana Santa, um dos períodos mais importantes e solenes para a comunidade católica da cidade. As ruas de Braga vestem-se a rigor, com decorações roxas que simbolizam o início desta semana de reflexão e celebração religiosa, antecedendo o Domingo de Páscoa.

Fotografias captadas por José Correia revelam as várias ornamentações que adornam a cidade, desde as igrejas históricas até ao coração de Braga, na Praça da República, conhecida como Arcada. Estas decorações não só embelezam a cidade mas também servem como um lembrete visível do período sagrado que se vive.

O Domingo de Ramos é especialmente marcante, simbolizando a entrada triunfal de Jesus Cristo em Jerusalém, sendo celebrado com procissões e a tradicional bênção dos ramos. Em Braga, destacam-se a procissão dos Ramos, que tem início na majestosa Sé Catedral, e a procissão dos Passos, que parte da Igreja de São Paulo, reunindo fiéis num ato de fé e devoção.

Além das procissões, o dia é preenchido com a celebração religiosa das “7 últimas palavras de Cristo na Cruz”, que ocorre na Basílica dos Congregados, oferecendo um momento de reflexão sobre os momentos finais de Jesus antes da sua crucificação.

A noite é reservada para a Vigília de Taizé, um encontro de oração e canto, que proporciona um ambiente de tranquilidade e introspecção na Igreja de São José de São Lázaro, convidando a comunidade a um momento de união e espiritualidade.

A Semana Santa de Braga, com suas ricas tradições e intensa vivência religiosa, atrai não só os fiéis da cidade mas também visitantes de várias partes do país e do mundo, ansiosos por testemunhar e participar nas cerimônias que fazem desta semana a mais longa e significativa do ano para a comunidade bracarense.