Tradição religiosa em Braga interrompida pela chuva intensa, deixando fiéis e participantes desapontados.

A Procissão do Senhor “Ecce Homo”, conhecida como “Procissão dos Farricocos”, que estava agendada para esta quinta-feira em Braga, foi cancelada devido às condições meteorológicas adversas.

Em comunicado divulgado na página oficial da Semana Santa no Facebook, a Comissão Organizadora justificou a decisão com base nos alertas emitidos pelas entidades de proteção civil e de meteorologia, que previam alerta laranja para todo o dia, inclusive durante a noite.

Este cortejo, que tem como destaque os tradicionais “Farricocos”, tem como objetivo evocar o julgamento de Jesus e celebrar a Misericórdia que Ele pregava, sendo um dos momentos mais marcantes da Semana Santa de Braga.

Recorda-se que, também ontem, a Procissão da Burrinha foi cancelada devido ao mau tempo, evidenciando os desafios enfrentados pelas celebrações religiosas, face das condições climáticas adversas.

Apesar das adversidades, os Farricocos estão determinados a manter viva a tradição. Suas matracas ecoando pelas ruas de Braga, mesmo com a chuva intensa e o cancelamento da procissão, mostram um compromisso inabalável com suas práticas culturais. Esse tipo de resiliência e devoção à tradição é admirável e pode inspirar outros a valorizarem e preservarem suas próprias heranças culturais, mesmo diante de desafios.