Empresa apresenta frota sustentável para contribuir com a limpeza da cidade.

A AGERE, empresa municipal responsável pela gestão ambiental e serviços urbanos em Braga, apresentou hoje as suas mais recentes viaturas elétricas destinadas à limpeza urbana. Este investimento representa uma forte declaração do compromisso da empresa com a sustentabilidade ambiental e a redução da pegada de carbono na cidade.

Rui Morais, presidente do Conselho de Administração da AGERE, destacou o investimento realizado nos últimos anos, que já totaliza cerca de 1,3 milhões de euros em veículos elétricos. Este montante, destinado à substituição de veículos tradicionais por modelos elétricos, não afetou o tarifário dos munícipes e contribui significativamente para a redução das emissões de CO2.

Com a apresentação das novas viaturas, a AGERE amplia a sua frota elétrica, que agora conta com um total de 40 veículos destinados à limpeza urbana. Além disso, as viaturas ligeiras de passageiros também estão sendo substituídas por modelos elétricos, reforçando o compromisso da empresa com a sustentabilidade.

Este investimento não se limita apenas à modernização da frota, mas também visa expandir os serviços de limpeza urbana para áreas anteriormente não atendidas, incluindo freguesias periféricas à cidade de Braga. Esta estratégia está alinhada com os objetivos de eficiência energética e ambiental da empresa, bem como com os compromissos assumidos no Pacto de Mobilidade Empresarial de Braga e no Plano de Ação da Autarquia.

Rui Morais destacou ainda que a AGERE obteve recentemente o certificado de excelência ambiental, reforçando o compromisso da empresa com a transição para um futuro mais verde e sustentável. Este reconhecimento é resultado do empenho da empresa em liderar pelo exemplo na redução das emissões de CO2 e na busca pela neutralidade carbónica até 2050.

Por sua vez, o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, elogiou o trabalho da AGERE ao longo dos seus 25 anos de existência, destacando o seu serviço de excelência e abrangência territorial. Rio enfatizou os investimentos realizados pela empresa, que garantem a viabilidade para futuros projetos cruciais e contribuem para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos de Braga.