Abril vai significar, para os consumidores portugueses, um alívio na carteira uma vez que os principais operadores do mercado do gás e eletricidade vão marcar o início do mês com uma descida dos preços. E quais são as empresas que vão ‘encolher’ as faturas?

A EDP Comercial comunicou aos seus clientes, no passado dia 23, uma redução de 20% das suas faturas de gás natural que vai entrar em vigor em abril.

No primeiro escalão, por exemplo, o preço da tarifa de energia passará dos atuais 20,96 cêntimos por kilowatt hora (kWh) para 16,31 cêntimos por kWh a partir de amanhã. O termo tarifário fixo permanecerá inalterado, em 5,26 cêntimos por dia.

“Apesar de o contexto de mercado ainda não ter estabilizado, a EDP Comercial considera ter condições para baixar a sua componente de preço aplicável ao consumo de energia, denominada por ‘energia e estrutura comercial’, mantendo-se inalteradas as restantes componentes do preço”, apontou a carta enviada aos clientes. “Esta redução entrará em vigor a 1 de abril e representará, em média, para os clientes residenciais da EDP Comercial, uma descida de 20% na fatura de gás natural”, referiu a empresa.

A Galp vai igualmente proceder a uma atualização dos preços da eletricidade e do gás natural com descidas médias de 15% e de 27%, respetivamente, a partir de abril. Por exemplo, para o cliente tipo com uma família com dois filhos “a redução média na faturação dos clientes de eletricidade face à tabela atual traduz-se numa descida de 6,2 euros por mês (cliente com potência contratada de 6,9 kVA e consumo médio mensal de 218 kWh)”.

Já no caso do gás natural, “a redução média face aos preços atuais resultará numa diminuição de 6,48 euros por mês (cliente no 1º escalão de gás natural com um consumo médio mensal de 130kWh)”.

A Galp tinha “descido em 11% os preços da eletricidade para as famílias e pequenas empresas no início do ano, o que se traduziu em descidas de 3,5 euros a 6 euros mês no consumo médio de uma família com dois filhos”, recorda a empresa.

Também o preço da luz no mercado regulado entra em abril sob o signo da descida: cai 5 euros por megawatt-hora (MWh), segundo uma atualização da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos, o que vai representar uma descida de 3% na fatura média mensal.

“A ERSE atualiza o preço da tarifa de energia do mercado regulado em 5 euros MWh, com efeitos a partir de 1 de abril de 2023”, indicou, em comunicado, o regulador.

Assim, a partir de amanhã, a fatura média mensal de um casal sem filhos, com uma potência contratada de 3,45 kilovoltamperes (kVA) e um consumo de 1.900 kilowatts-hora (kWh) por ano, rondará os 36,62 euros, menos 1,02 euros face a março do mesmo ano.

Já para um casal com dois filhos, com uma potência contratada de 6,9 kVA e um consumo de 5.000 kWh por ano, a fatura deverá ser de 92,43 euros, 2,83 euros abaixo do valor pago no mês anterior.

Segundo dados de 2023, o mercado regulado inclui cerca de 988 mil clientes e representa 7,5% do consumo total.