O INL – Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia vai apresentar, esta sexta-feira, às 14:00, os resultados do Projeto ARMA4VESPA, para combater a vespa velutina, mais conhecida como vespa asiática, uma das maiores ameaças às abelhas produtoras de mel.

A divulgação vai ser feita durante uma conferência de caráter científico, na qual os investigadores do INL vão partilhar as experiências realizadas com colegas de outras instituições de investigação, portuguesas e espanholas, uma vez que o combate a esta espécie invasora é também uma prioridade no país vizinho.

O projeto, levado a cabo em colaboração com a APICAVE – Associação de Apicultores do Cávado e do Ave, TECMINHO – Associação Universidade – Empresa para o Desenvolvimento, e FNAP – Federação Nacional de Apicultores, no âmbito do Programa Apícola Nacional, foi financiado pela Medida 6 (Investimento e Desenvolvimento), do Instituto de Financiamento de Agricultura e Pescas – Ministério da Agricultura e do Mar.

O principal objetivo do ARM4VESPA é o desenvolvimento de uma armadilha seletiva para a vespa velutina, que seja eficaz na destruição dos respetivos ninhos. Os primeiros resultados são promissores e abrem caminho à próxima fase de testes, a realizar em ambiente controlado, de modo a conseguir produzir uma armadilha seletiva, aprovada para utilização em Portugal e outros países da Europa.