Evento recria ambiente histórico e promove reflexão sobre os valores da Revolução dos Cravos

Mais de 2500 pessoas vão se reunir na Praça Municipal de Braga no próximo dia 26 de abril para reviver e recriar o emblemático Comício promovido há 50 anos pelo Movimento Democrático do Distrito de Braga.

O projeto, apresentado em conferência de imprensa na última sexta-feira, conta com a direção artística da Malad’Arte e é desenvolvido em parceria pelo município de Braga, a Comissão de Homenagem aos Democratas de Braga e a Rede de Escolas no âmbito do Plano Nacional das Artes.

“Em Braga, o 25 de Abril de 1974 foi vivido com grande expetativa e curiosidade. As notícias dos acontecimentos em Lisboa chegaram com algumas horas de atraso e apenas no dia seguinte, a 26 de Abril, a população bracarense saiu às ruas”, explicou Paulo Sousa, representante da Comissão dos Democratas.

O evento recriará o ambiente da época, homenageando os democratas presentes no comício de 26 de abril de 1974. Esta iniciativa, inserida nas comemorações municipais dos 50 anos do 25 de Abril de 1974, tem como objetivo promover a integração do público escolar e dos cidadãos bracarenses através de uma abordagem histórica. Além disso, é uma homenagem aos participantes ativos da Revolução dos Cravos e marca os 50 anos deste marco histórico em Portugal.

Tiago Fernandes, representante da Malad’Arte, explicou o processo de criação da iniciativa, que começou em janeiro e tem envolvido a comunidade escolar, a população e todos os protagonistas que ajudaram a criar o dia 26 de abril de 1974, incluindo aqueles que participaram no próprio comício. “Os alunos têm ouvido testemunhos na primeira pessoa e aprendido mais do que aquilo que vem nos manuais escolares”, referiu.