Hugo Soares reitera compromisso do Governo em reduzir impostos e critica oposição por acusações de engano

O líder parlamentar do PSD, Hugo Soares, defendeu hoje que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, “não mentiu” e foi “claro e cristalino” ao abordar a questão do alívio fiscal, reafirmando o compromisso do Governo em reduzir os impostos para os portugueses.

Falando aos jornalistas em Braga, sua terra natal, Soares respondeu às críticas da oposição, especialmente do secretário-geral do PS, acusando o Governo de enganar os cidadãos com um alívio fiscal muito abaixo do anunciado.

Segundo Soares, é crucial esclarecer que o Governo e o primeiro-ministro não tentaram enganar ninguém. Ele destacou a transparência de Montenegro durante o debate do programa de Governo, bem como na campanha eleitoral e nos debates pré-eleitorais.

Soares também criticou a oposição, argumentando que esta precisa de se preparar melhor e não se deixar levar por acusações infundadas, praticando uma política de má-fé.

O dirigente social-democrata enfatizou a importância de se recuperar o prestígio das instituições e de se falar verdade aos portugueses com o novo Governo.

No entanto, o líder do PS, Pedro Nuno Santos, criticou o esclarecimento do ministro das Finanças sobre a redução do IRS, argumentando que o anunciado choque fiscal do PSD não se concretizou. Segundo Santos, a maioria do alívio fiscal anunciado é responsabilidade do Governo do PS.

Este episódio revela a polarização política em torno das políticas fiscais e a necessidade de um debate transparente e honesto sobre o tema.