Entidade sindical alega irregularidades e anuncia intenção de impugnar processo de seleção

O Sindicato dos Enfermeiros (Sindepor) anunciou, em comunicado, a sua intenção de impugnar o concurso promovido pela Administração Regional de Saúde (ARS) Norte, alegando irregularidades que comprometem a equidade do processo seletivo.

De acordo com o comunicado do sindicato, o concurso sofreu uma reviravolta significativa em relação ao que tinha sido inicialmente estabelecido. O aviso de abertura do concurso mencionava que a remuneração seria o valor base da carreira especial de enfermagem, com a garantia de manutenção dos valores remuneratórios dos candidatos já detidos em caso de seleção. No entanto, o Sindepor denuncia que a ARS Norte comunicou recentemente, por email, que a remuneração dos enfermeiros selecionados seria fixada no valor correspondente à primeira posição remuneratória da categoria de enfermeiro da carreira especial de enfermagem, independentemente da posição anteriormente detida pelos candidatos.

Esta mudança abrupta e injustificada no edital do concurso levanta sérias preocupações quanto à transparência e equidade do processo seletivo, além de desrespeitar os direitos dos candidatos que se prepararam com base nas condições iniciais estabelecidas.

O Sindepor exige que a ARS Norte reverta imediatamente as alterações feitas ao edital e retome os termos originais do concurso, garantindo igualdade de condições a todos os candidatos. Além disso, solicita explicações claras sobre as razões para as mudanças efetuadas.

Caso as demandas do sindicato não sejam atendidas, este tomará todas as medidas legais necessárias para proteger os direitos dos candidatos e assegurar a justiça no processo seletivo, incluindo possíveis ações de protesto e busca por reparação legal.

O Sindepor enfatiza a importância de preservar a integridade dos processos seletivos na saúde pública e reafirma o compromisso em lutar pela melhoria do sistema de saúde, destacando a relevância dos profissionais experientes que pretendem integrar a ARS Norte através deste concurso.