Artur Jorge sobre jogo com F. C. Porto: “Temos que fazer a nossa parte”

Artur Jorge, treinador do S. C. Braga, frisou esta sexta-feira a importância da equipa não sofrer golos diante do F. C. Porto para vencer e almejar ainda o terceiro lugar da Liga.

“Estamos muito satisfeitos por estarmos ainda na luta pelo terceiro lugar e, agora, temos que fazer a nossa parte, vencer o F. C. Porto, e esperar uma derrota do Sporting” diante do Benfica, disse, lembrando as condições para que isso aconteça.

Para Artur Jorge, poder ganhar três vezes ao F. C. Porto na mesma época depois dos triunfos no Dragão, para o campeonato (2-1), e na Taça da Liga (1-0, em casa), “não é muito relevante”, centrando o foco apenas na meta do terceiro lugar.

Contra os já campeões nacionais, Artur Jorge quer “uma equipa agressiva em todos os momentos”. “Temos que saber quais os pontos fortes do adversário, sermos compactos defensivamente porque o F. C. Porto tem características ofensivas muito fortes. As nossas dinâmicas têm que ser mais capazes do que no último jogo, em que fomos muito previsíveis, não sofrer golos é importante”, disse.

O técnico disse esperar um dragão “forte” e que seria “errado pensar no jogador A, B ou C”. “Preparámos o jogo a pensar não em quem jogará, mas no seu coletivo”, disse.

O S. C. Braga vem de uma derrota em Tondela (1-0) e não aproveitou o empate caseiro do Sporting com o Vitória de Setúbal (0-0), mas Artur Jorge lembrou desaires anteriores com o Paços de Ferreira, Desportivo das Aves, Vitória de Setúbal, Boavista ou Santa Clara.

O treinador fez ainda um balanço da época do S. C. Braga, considerando-a “bastante positiva”, destacando a performance na Liga Europa, na Taça da Liga, que conquistou, e no campeonato, no qual está, “na última jornada, a lutar pelo terceiro lugar e, na pior, das hipóteses ficará no quarto

Treinador do Sp. Braga ainda não sabe se continua no cargo

Promovido a técnico principal do Sp. Braga para substituir Custódio, Artur Jorge parte para o último jogo da época sem saber ainda qual será o seu futuro.

«É uma questão que não depende de mim, como devem calcular. É uma decisão do presidente, e só será comunicada no final do jogo, mas tenho desfrutado desta oportunidade que estou a ter», começou por responder, na antevisão do jogo com o FC Porto, da última jornada.

Questionado se colocava a possibilidade de estar a treinar a equipa de sub-23 do Sp. Braga já na próxima semana, Artur Jorge mostrou disponibilidade para tal.

«Coloco essa hipótese, claro que sim. O meu futuro está dependente da decisão que me vai ser comunicada, e após isso vou abraçar o meu projeto. Mas digo também que esta é uma experiência que me enriquece muito. Serviu para avaliar-me e senti perfeitamente capaz de estar à altura do desafio, e que me leva a ambicionar estar mais vezes na Liga. Aquilo que me foi pedido foi trabalhar este mês, e a matriz e identidade de uma equipa não se pode mudar muito. Podemos mudar o sistema, mas a identidade leva tempo, e eu senti-me capaz de integrar um projeto e criar uma identidade, de estar neste patamar. É esperar as decisões, e seja aqui ou nos sub-23, estarei com a mesma paixão», concluiu.