Intervenções de Salvamento Aumentam com a Chegada dos Primeiros Dias de Calor, Alertando para a Importância da Segurança no mar.

A Autoridade Marítima Nacional (AMN) anunciou um total de 249 salvamentos realizados nas praias sob a sua jurisdição durante o último fim de semana, entre sexta-feira e domingo. Este período de tempo coincidiu com uma elevada afluência às praias portuguesas, marcado pelo retorno do bom tempo e das temperaturas mais quentes.

No entanto, apesar dos esforços das autoridades marítimas, registou-se também o desaparecimento de três pessoas em contexto balnear durante este período. Um destes incidentes ocorreu fora de áreas balneares, quando um jovem caiu ao mar na zona do Cais do Sodré, em Lisboa.

A AMN emitiu recomendações à população, alertando para os riscos associados ao mar nesta altura do ano, quando ainda persistem condições de mar invernal e agitação marítima elevada. Entre as precauções sugeridas, destaca-se a vigilância permanente de crianças, a manutenção de uma distância segura em relação à linha de água e a solicitação de ajuda através do número de emergência 112 em caso de avistamento de situações de perigo.

As autoridades marítimas continuam envolvidas em operações de busca e salvamento em várias zonas do país, incluindo a praia da Costa Nova, em Ílhavo, a praia da Vieira, na Marinha Grande, o rio Tejo, em Lisboa, e a praia dos Salgueiros, em Vila Nova de Gaia. Estas operações visam encontrar pessoas desaparecidas durante o fim de semana, reforçando a importância da consciencialização para a segurança aquática e da prática de comportamentos responsáveis durante a visita às praias portuguesas.