As autoridades policiais de Braga preparam-se para a chegada de cerca de 1.600 adeptos do FC Porto à cidade este sábado à tarde, para assistir ao decisivo jogo contra o SC Braga no estádio municipal, que determinará o 3.º classificado da I Liga de futebol.

Fontes da organização do jogo informaram que, embora a polícia não revele o número exato de efetivos mobilizados, estima-se que entre 270 e 300 polícias estarão envolvidos na operação. Este contingente inclui várias unidades, como o Corpo de Intervenção, que serão responsáveis por controlar a entrada e circulação de autocarros na cidade e o estacionamento junto ao estádio, conhecido como “Pedreira”.

Além da PSP, a segurança do evento – considerado de alto risco devido às frequentes desavenças entre as claques – contará com o apoio da GNR do distrito. A GNR estará especialmente presente nas pontes da autoestrada A3 para prevenir eventuais apedrejamentos de autocarros.

Os 1.600 adeptos do FC Porto, com bilhetes adquiridos no Porto, serão direcionados pela polícia para a bancada nascente superior, uma área normalmente reservada para os simpatizantes dos clubes visitantes. Nesta tarefa, a PSP será auxiliada por 150 Assistentes de Recinto Desportivo (ARDs), uma equipa de segurança privada contratada pelo clube. Estes assistentes estarão posicionados nas outras entradas do estádio para garantir que adeptos do FC Porto que tenham conseguido comprar bilhetes nas bilheteiras do estádio não se misturem com os sócios bracarenses.