A partir desta segunda-feira, as transferências bancárias entre contas portuguesas terão a confirmação prévia do beneficiário antes da conclusão da transação. Esta funcionalidade, já existente nas transferências entre contas portuguesas através das caixas automáticas Multibanco, onde o nome do destinatário é exibido para confirmação, será agora obrigatória em todos os canais bancários, incluindo ‘homebanking’ e aplicações móveis, por imposição do Banco de Portugal.

Esta nova medida também será aplicada aos débitos diretos, garantindo que o devedor é o titular da conta a debitar.

No Relatório dos Sistemas de Pagamentos de 2023, divulgado no início de maio, o Banco de Portugal destaca que este serviço permitirá reduzir os riscos de fraude, ao minimizar a possibilidade de envio de dinheiro para destinatários errados.

Mais novidades estão previstas para o sistema de pagamentos ao longo deste ano. A partir de 24 de junho, será possível realizar transferências entre contas bancárias portuguesas, normais ou imediatas, utilizando apenas o número de telemóvel do beneficiário. Esta funcionalidade, similar à da rede MBWay, será implementada gradualmente pelos bancos até setembro e estará disponível em todos os canais de transferência, seja ‘homebanking’, aplicação móvel ou balcão.