António Cunha afirma que o projeto reúne “grande consenso nacional”

O presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Norte, António Cunha, manifestou hoje à Lusa uma “confiança muito grande” e um “otimismo moderado” quanto à conclusão do projeto de ligação ferroviária de alta velocidade entre Lisboa, Porto e Vigo, prevista para 2032.

António Cunha falava após a reunião entre o ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, e o presidente da Xunta de Galicia, Alfonso Rueda, que teve lugar em Lisboa e da qual retirou resultados positivos.

“No contexto dos novos investimentos anunciados pelo Governo, foi reiterada pelo ministro Pinto Luz a prioridade do investimento na ligação Lisboa-Porto-Vigo e isso é algo que nos deixa mais sossegados”, afirmou o dirigente da CCDR-N.

Cunha sublinhou a importância desta ligação para Portugal, especialmente para o Norte e a Galiza, destacando que o projeto continua a ser uma prioridade do Governo, com datas de execução reafirmadas e desenvolvimentos em curso tanto do lado português como do lado espanhol.

O presidente da CCDR-N lembrou que, enquanto do lado galego a ligação é apenas entre Vigo e a fronteira, do lado português o projeto exige mais investimento, incluindo a ligação entre o Porto, o aeroporto Sá Carneiro, Braga e Valença, implicando um maior esforço financeiro.

A ligação Lisboa-Vigo deverá permitir completar a viagem em cerca de duas horas, alinhando-se com os objetivos da União Europeia para a mobilidade inteligente e sustentável, que visam duplicar o tráfego ferroviário de passageiros de alta velocidade.

Questionado sobre os valores de investimento, António Cunha referiu que o Governo está a trabalhar com estimativas iniciais de sete a oito mil milhões de euros, mas que os valores finais só serão conhecidos após a contratação dos projetos de engenharia finais.

“Foi muito importante ver a determinação com que o Governo anuncia estes projetos. Isso dá-nos uma confiança muito grande e, tal como foi dito pelo ministro Pinto Luz, é um projeto que tem um grande consenso nacional. É um projeto para quase uma década, estamos a falar de algo a oito anos de distância (…) mas que, tendo um grande consenso político, nos deixa confiantes”, afirmou António Cunha.

No entanto, Cunha alertou que o otimismo deve ser moderado, reconhecendo que são projetos extremamente ambiciosos e difíceis, com muitas dificuldades a superar.

A ligação do Porto a Vigo, na Galiza, incluirá estações no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, Braga, Ponte de Lima e Valença. Segundo o anterior Governo, os custos do investimento no eixo Lisboa-Valença rondam os sete a oito mil milhões de euros.