Município destaca boas práticas em congresso internacional

O Município de Braga marcou presença no XVII Congresso Internacional das Cidades Educadoras, que decorreu de 21 a 24 de maio na cidade de Curitiba, no Estado Brasileiro do Paraná. O evento contou com a participação de 134 cidades de 12 países de quatro continentes, reunindo mais de mil participantes para debater o tema “Sustentabilidade, Inovação e Inclusão na Cidade Educadora: transformando o presente”.

A vereadora da Educação da Câmara Municipal de Braga, Carla Sepúlveda, apresentou dois projetos que se destacaram como boas práticas passíveis de replicação em outras cidades e países, gerando interesse para potenciais implementações em novas geografias. “Levar o que de melhor se faz em Braga a um Congresso Internacional das Cidades Educadoras é sempre uma honra e uma oportunidade para mostrar o trabalho do Município e o que de mais diferenciador se faz. A partilha de boas práticas entre todos, nacionais e internacionais, enriquece fortemente a estratégia do Município ao mesmo tempo que promove a inovação em áreas centrais da Educação como um todo”, afirmou Carla Sepúlveda. A vereadora expressou ainda o seu “orgulho por Braga ser mencionada como uma Autarquia de boas práticas, servindo de exemplo e inspiração a outros em contexto nacional e internacional, em diversas áreas da governação”.

Na Assembleia Geral das Cidades Educadoras, integrada no congresso, foi decidida a integração da Língua Portuguesa como língua oficial da rede, destacando a importância de Portugal neste contexto. Braga integra a Rede de Cidades Educadoras desde 2002, participando ativamente nos diversos grupos de trabalho da Rede Nacional de Cidades Educadoras, e nos programas desenvolvidos pela rede a nível nacional e internacional. Exemplos disso são o grupo de trabalho dedicado ao Projeto Educativo Local, às Cidades Inclusivas, à Educação ao Longo da Vida e ao Brincar na Cidade Educadora.

A Rede Internacional das Cidades Educadoras abrange 500 cidades, 34 países e cinco continentes.