A recolha e distribuição de lenha em Guimarães destacam-se pela inovação e sustentabilidade

A Vitrus Ambiente foi distinguida a nível nacional com o Prémio Essência do Ambiente na categoria de Boas Práticas pelo seu projeto de recolha e distribuição de lenha pelas escolas básicas de Guimarães. Esta distinção foi entregue durante a cerimónia realizada na terça-feira, em Ermesinde, no âmbito do Dia Mundial do Ambiente.

O Presidente do Conselho de Administração da Vitrus, Sérgio Castro Rocha, expressou orgulho pelo reconhecimento do trabalho da equipa, destacando a eficiência e o profissionalismo dos colaboradores na prestação de serviços à população de Guimarães. “Mais do que os prémios e distinções, o importante é o caminho que estamos a trilhar no sentido de contribuir para um futuro ambientalmente sustentável e proporcionar o bem-estar das pessoas”, afirmou.

Os Prémios Essência do Ambiente têm como missão sensibilizar e divulgar boas ações, promovendo a economia circular e a sustentabilidade em Portugal. Os projetos da edição de 2024 destacaram-se pela inovação, impacto e compromisso com a sustentabilidade ambiental e social.

O projeto da Vitrus Ambiente foi avaliado juntamente com outros finalistas como “Eco Compras” da Aliados Consulting, “Energia e Conforto para Todos” da Agência de Energia do Porto, e “MyAqua” da Câmara Municipal de Castelo Branco. Entre os finalistas estavam também projetos de entidades como a Câmara Municipal de Gondomar, Lipor, Câmara Municipal de Cascais, ISEC Lisboa, Associação Portuguesa de Educação Ambiental, Rotaeco, Câmara Municipal de Mangualde, Associação das Indústrias de Madeira e Mobiliário de Portugal, Câmara Municipal de Melgaço e Quercus.

Este projeto de distribuição de lenha, iniciado em 2016, promove a economia circular ao fornecer lenha para aquecimento central das escolas básicas de Guimarães. No último ano, foram entregues 60 toneladas de lenha, fruto da limpeza de caminhos públicos e da recolha de árvores caídas e podas, totalizando 480 toneladas desde o início do projeto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here