Atleta do SC Braga faz segundo melhor tempo de sempre, mas fica sem qualificação para Paris 2024
Mariana Machado, do SC Braga, sagrou-se hoje tetracampeã nacional nos 5.000 metros femininos, marcando a sua quarta vitória nesta disciplina. A atleta bracarense completou a prova em 15.10,41 minutos, o seu segundo melhor tempo de sempre, mas insuficiente para garantir a qualificação direta para os Jogos Olímpicos de Paris 2024.
Outras provas em destaque no Campeonato Nacional
Lorene Bazolo brilhou novamente ao vencer os 200 metros femininos com um tempo de 23,35 segundos, após já ter conquistado o título dos 100 metros no sábado, somando assim o seu sétimo título nesta disciplina.
No salto em altura feminino, Ana Leite, do Benfica, alcançou a marca de 1,74 metros, sucedendo a Anabela Neto, que dominou a disciplina durante a última década. Evelise Veiga, do Sporting, após vencer o salto em comprimento com 6,42 metros, conquistou o ouro no triplo salto feminino com 13,18 metros, superando Tatiana Pereira, do Benfica, que obteve recorde pessoal e qualificação para os Mundiais Sub-20 em Lima (Peru).
Patrícia Silva, do Sporting, já campeã nos 1.500 metros, acrescentou à sua coleção a medalha de ouro nos 800 metros, com um tempo de 2.06,27 minutos, seguida por Inês Cruz, do Estreito, que estabeleceu um novo recorde pessoal com 2.06,76 minutos.
No triplo salto masculino, Tiago Luís Pereira, do Sporting, sagrou-se campeão pela sexta vez com um salto de 16,34 metros, à frente de Filipe Barreto Silva (Pechão) e Danilo Almeida (Vidigalense).
No lançamento do martelo, Rúben Antunes, do Sporting, dominou a prova com um lançamento de 71,62 metros, superando o benfiquista Décio Andrade e registando a melhor marca do ano com mais três lançamentos acima dos 70 metros.