Estrutura esteve fechada quase um ano devido a obras de requalificação

O túnel da Avenida da Liberdade, no centro de Braga, que está fechado há quase um ano devido a obras de requalificação, reabrirá ao trânsito automóvel em agosto. O presidente do Município, Ricardo Rio, informou ao jornal O Minho que a abertura está prevista para a primeira semana do mês, embora ainda não haja uma data precisa.

Atualmente, a estrutura está em fase de acabamentos e de testes às redes de combate a incêndios, videovigilância e ao sistema de controlo e contagem de tráfego. Inicialmente, previa-se que a obra estivesse concluída em maio, mas a Câmara aceitou prorrogar o prazo por 30 dias para a realização de trabalhos complementares, o que aumentará o custo da empreitada em 150 mil euros, elevando o valor total para 5,2 milhões de euros.

Os trabalhos adicionais incluíram a demolição de uma conduta de ventilação e o reforço do pavimento em laje de betão armado no troço entre a saída de emergência do Largo de São Francisco e a interseção com o túnel da Avenida Central.

A obra envolveu também a substituição dos revestimentos das paredes laterais e a instalação ou substituição de um conjunto de infraestruturas para aumentar a segurança e o conforto dos utilizadores do túnel. A requalificação incluiu a modernização da rede de drenagem de águas pluviais, a repavimentação das faixas de rodagem e a renovação dos revestimentos das paredes e muros e das infraestruturas elétricas. Foram igualmente substituídos os sistemas de ventilação e desenfumagem, os sistemas de segurança e deteção de incêndio e a rede de iluminação pública.

Com uma extensão de 1,15 quilómetros, o túnel rodoviário assegura um dos principais acessos a Braga, ligando a Circular Norte (Avenida António Macedo) ao centro da cidade (Avenida da Liberdade), e possui ainda acessos na Rua Conde de Agrolongo e na Avenida Central. Inaugurado em 1997, durante a gestão do socialista Mesquita Machado, e prolongado em 2009 numa extensão de 300 metros, o túnel nunca havia sofrido qualquer intervenção de fundo, tendo sido alvo apenas de pequenas intervenções de conservação e manutenção.

Com esta intervenção, a Câmara Municipal de Braga pretende não apenas reabilitar, mas também modernizar o túnel, garantindo melhorias significativas na segurança e na funcionalidade da infraestrutura.