A Câmara Municipal de Braga vai investir mais de 285 mil euros para fornecer fruta e leite a mais de 8500 alunos do Ensino Pré-escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico.
A proposta relativa às Normas de Funcionamento do Programa Regime Escolar, para o ano letivo 2024/2025, que prevê a distribuição de leite e produtos lácteos, bem como fruta, aos alunos dos Estabelecimentos de Ensino Público, será analisada em Reunião de Executivo, que se realiza esta segunda-feira.
O fornecimento de fruta e leite escolar visa “contribuir para o bem-estar das crianças e adolescentes, bem como melhorar a capacidade de aprendizagem e desempenho escolar, através do fornecimento de fruta, leite simples com ou sem lactose e bebida vegetal, num ambiente que favorece a educação para a saúde, promoção de estilos de vida saudáveis e equidade social”.
Em Braga, o leite escolar é fornecido diariamente e a fruta escolar é distribuída duas vezes por semana, durante 30 semanas ao longo do ano letivo, a todas as crianças das escolas da rede pública do pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico.
No ano letivo 2023/2024, foram abrangidos 8545 alunos ao abrigo do Regime de Fruta e Leite Escolar. O investimento foi de cerca de 95 mil euros para o fornecimento de fruta escolar e de 190 mil euros para o fornecimento de leite escolar. Para o ano letivo 2024/2025, o procedimento de aquisição já está em curso e prevê-se um investimento semelhante ao do ano letivo anterior, tendo em consideração o número de alunos e os preços unitários dos produtos a adquirir.