A maioria das detenções ocorreu por condução sob o efeito de álcool
O Comando Territorial da Guarda Nacional Republicana (GNR) de Braga anunciou esta segunda-feira a detenção de 23 pessoas durante a semana de 22 a 28 de julho, no âmbito de operações de prevenção e combate à criminalidade violenta e fiscalização rodoviária. A maior parte das detenções ocorreu devido a condução sob o efeito de álcool.
Segundo o comunicado da GNR, 12 indivíduos foram detidos em flagrante delito por condução sob o efeito de álcool. Além disso, foram registadas quatro detenções por violência doméstica, duas por condução sem habilitação legal, uma por tráfico de droga e uma por furto.
Durante estas operações, foram detectadas 447 infrações de trânsito, destacando-se 41 por falta de inspeção periódica obrigatória, 35 por condução com excesso de álcool e 25 por excesso de velocidade. Outras infrações incluíram 20 casos de falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistemas de retenção para crianças, 16 por falta de seguro de responsabilidade civil, 13 por uso indevido do telemóvel durante a condução e duas relacionadas com tacógrafos.
Ao longo do mesmo período, registaram-se 181 acidentes de viação no distrito de Braga, resultando em quatro feridos graves e 69 feridos leves.
Na fiscalização geral, a GNR emitiu 33 autos de contraordenação, com destaque para 15 no âmbito da legislação de proteção da natureza e do ambiente, 14 relacionados com legislação policial e quatro relativos ao consumo de estupefacientes.