Carlos Carvalhal quer equipa focada e elogia jovens talentos, mas lembra que o equilíbrio com jogadores experientes é essencial para ambições maiores

O SC Braga entra em “alerta máximo” para o duelo frente ao AVS, este domingo, no Estádio Municipal de Braga, a contar para a 29.ª jornada da I Liga. O aviso partiu do treinador Carlos Carvalhal, que sublinhou a importância da concentração total para garantir os três pontos e manter o terceiro lugar isolado na tabela.

Depois do empate em Alvalade frente ao Sporting (1-1), com um golo tardio do jovem Afonso Patrão, os minhotos distanciaram-se do FC Porto e reforçaram a posição no pódio. Apesar disso, Carvalhal reconhece as dificuldades que o AVS pode representar.

“Estamos em alerta máximo. Esta é uma equipa que está na I Liga, que tirou pontos ao Benfica e ao Sporting, tem bons jogadores, um bom treinador e merece o nosso total respeito”, afirmou o técnico bracarense, durante a conferência de imprensa de antevisão.

Questionado sobre as declarações recentes do guarda-redes Hornicek, que mostrou ambição em segurar o terceiro lugar, Carvalhal foi direto: “Não há maior ambição do que querer ganhar o próximo jogo. Há ambição maior do que essa?”

O treinador destacou ainda a importância da aposta na formação, embora reconheça que o sucesso passa por um equilíbrio entre juventude e experiência. “Nenhum clube vive 100% da formação. É essencial ter jogadores com tarimba, como João Moutinho, Ricardo Horta ou Paulo Oliveira, para dar estabilidade aos jovens.”

Ruben Furtado e Afonso Patrão foram elogiados por Carvalhal, que também deixou palavras de apreço ao trabalho dos treinadores da formação bracarense. “São miúdos muito bem trabalhados, não têm vedetismos, andam todos com os pés bem assentes na terra. Aqui anda tudo com o fato-macaco vestido.”

Carvalhal destacou que, após as mudanças no plantel em janeiro, a equipa está agora mais próxima da sua ideia de jogo: “É uma equipa mais à nossa imagem, mas não perfeita. Temos virtudes, mas também conhecemos bem as nossas debilidades.”

Caso vença o AVS, Carlos Carvalhal atinge as 91 vitórias ao serviço do SC Braga e torna-se o treinador com mais triunfos da história do clube. Um marco que o técnico garante só querer celebrar no final da época e em família.

Para este encontro, o Braga não poderá contar com os lesionados Roger e Fran Navarro, nem com João Moutinho (expulso frente ao Sporting) e Robson Bambu (castigado por acumulação de amarelos).

O SC Braga, terceiro com 57 pontos, recebe o AVS, 16.º classificado com 23, este domingo às 18h00. A partida será arbitrada por Tiago Martins, da Associação de Futebol de Lisboa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here