DGS alerta para cuidados redobrados com crianças, idosos e doentes crónicos
Uma massa de ar carregada de poeiras provenientes dos desertos do norte de África deverá atravessar Portugal continental, incluindo a região do Minho, na terça-feira, anunciou hoje a Direção-Geral da Saúde (DGS). Este fenómeno poderá afetar a qualidade do ar, com o aumento das concentrações de partículas inaláveis, especialmente nas regiões do Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve.
Segundo a DGS, estas partículas podem ter efeitos adversos na saúde humana, com maior impacto na população mais vulnerável, como crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias crónicas ou cardiovasculares. Em comunicado, a DGS recomenda “cuidados redobrados” para esses grupos, aconselhando a permanência no interior dos edifícios, preferencialmente com as janelas fechadas, para minimizar a exposição.
A população em geral deve evitar esforços físicos prolongados ao ar livre e a exposição a fatores de risco, como o fumo do tabaco e o contacto com produtos irritantes. A DGS reforça ainda a necessidade de doentes crónicos manterem os seus tratamentos habituais e aconselha que, em caso de agravamento de sintomas, seja contactada a Linha Saúde 24 ou que se procure um serviço de saúde.