O casal espanhol, acompanhado de uma cadela, perdeu-se numa zona remota de Arcos de Valdevez, exigindo uma operação de resgate que envolveu um helicóptero da Força Aérea Portuguesa.

Um casal espanhol e a sua cadela de companhia foram resgatados no Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG) após se perderem numa área isolada do concelho de Arcos de Valdevez. A operação, que ocorreu por volta das 17:30, envolveu uma equipa de cinco elementos dos Bombeiros de Arcos de Valdevez e a Esquadra 552 da Força Aérea Portuguesa, conhecida como “Os Zangões”, que operou um helicóptero “Koala” a partir da base em Ovar.

O casal conseguiu pedir ajuda através do telemóvel, o que facilitou a localização e o resgate, uma vez que o local tinha cobertura de rede. Contudo, a distância de qualquer zona acessível por veículos obrigou à intervenção aérea. Filipe Guimarães, comandante dos Bombeiros de Arcos de Valdevez, que coordenou a operação, destacou a crescente frequência deste tipo de incidentes nas zonas de alta montanha do PNPG.

Filipe Guimarães comandante dos Bombeiros de Arcos de Valdevez, sublinhou a necessidade urgente de regulamentar a circulação de visitantes e responsabilizar comportamentos negligentes nas áreas montanhosas do parque, alertando que “circular na serra não é passear na cidade”.